Nova Iorque/EUA – A bielorrussa Aryna Sabalenka, 26 anos, 2ª do ranking mundial, que pelo segundo ano consecutivo chegou a decisão do US Open, desta vez não perdeu a chance de sair com o título, se tornando a primeira tenista de seu pais a conquistar o título em Nova Iorque.
No duelo com a norte-americana Jessica Pegula, 6ª do mundo, Sabalenka teve altos e baixos, mas após 1h53 de jogo, marcou 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 7/5.
Após a partida, Sabalenka comemorou muito o título, indo ao encontro da sua equipe, e pelo caminho recebeu muitos aplausos e pedidos para fotos. Ele solidifica a sua posição por ser uma das tenistas mais queridas desta geração.
Este é o terceiro título em eventos de Grand Slam que a bielorrussa conquista. No inicio desta temporada, ela chegou ao bicampeonato do Aberto da Austrália. Sabalenka tornou-se a quinta mulher na Era Aberta do tênis a conquistar o título dos dois eventos de Grand Slam disputado em piso duro, igualando os feitos de Steffi Graf (1988 e 1989), Monica Seles (1991 e 1992), Martina Hingis (1977) e Angelique Kerber (2016).
Ela também agora é a segunda tenista mais longeva, ficando atrás apenas de Angelique Kerber que quando foi campeã tinha 28 anos.
Luiz Fernandes