Itajai/SC – O sábado marcará o último e decisivo dia da ADK Juniors Cup, a 15ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis, evento juvenil com importantes pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis. O torneio é disputado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC). A competição tem o patrocínio da Taroii Investment Group e conta com o apoio da Federação Catarinense de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis.
Na categoria mundial até 18 anos, o cuiabano Livas Damázio, de apenas 14, segue sua sequência positiva e buscará seu segundo troféu consecutivo. Ele derrotou Washington Matos Júnior por 6/2 6/4 e vai encarar o quarto favorito, o brasileiro Vicente Freda, que derrotou o uruguaio Felipe Vazquez por 1/6 6/0 6/2. Livas foi campeão semana passada em Foz do Iguaçu (PR), evento da categoria J30 e busca sua maior conquista em Itajaí no torneio da categoria J60. Ele foi vice-campeão Mundial pelo Brasil em Prostejov, na Rep. Tcheca, em final inédita para o país no evento até 14 anos e ainda disputou Wimbledon na categoria. Semana passada se tornou o primeiro sul-americano nascido em 2010 a vencer um torneio da categoria ITF até 18 anos.No feminino, Sthefany de Lima, principal favorita, derrotou Isadora Sigrist por 6/0 6/3 e busca o troféu contra a brasileira Maria Carbone, que passou pela surpresa do torneio, Giovana Barbosa por 7/6 (10/8) 6/3. Giovana havia eliminado duas das principais favoritas na semana.
Na categoria 14 anos, Clara Coura, principal favorita, vai decidir o título contra a canadense Mengtong Nie. No masculino a final será entre Kilian Postigo e Luca Aranha. Nos 16 anos, Pedro Cotrim, atleta da casa, foi superado na semifinal diante de Matheus Krebs por 6/1 6/2. Krebs decide o troféu contra o italiano Rafael Gama que derrotou o brasileiro Augusto Scheidt por 6/3 6/2. No feminino a final será entre Laura Pedroti e Isadora Benali.
Nos 12 anos masculino final catarinense entre Eduardo Oleias e Arthur Moraes. No feminino, a catarinense Gabriela Rocha decide o troféu contra a paranaense Maria Melhem. Nos 10 anos masculino final totalmente catarinense entre Henrique Germer e Vicenzo Gouvea no masculino e totalmente paranaense no feminino com Lorena Mendes e Luiza Pegoraro.
As finais deste sábado começam a partir das 9h com entrada gratuita no Itamirim Clube de Campo.
A competição tem ao todo 450 atletas de onze países (Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, México, Canadá, Bolívia, Equador, Paraguai, Guatemala e Itália) nas categorias 18 anos para o ranking mundial e também para categorias sul-americanas até 16 e 14 anos da Confederação Sul-Americana de Tênis, a Cosat, e até 12 anos e Tennis Kids válido pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, a CBT.