Jeddah (Arábia Saudita) – O Brasileiro João Fonseca completou neste domingo uma semana perfeita, ao vencer o norte-americano Learner Tien de virada, por 3 sets a 1, parciais de 2/4, 4/3(8), 4/ e 4/2 em duelo que teve 1h27 de duração.
Fonseca tornou-se o segundo mais jovem tenista a conquistar o Next Gean ATP Finals, faturando um prêmio de US$ 526.480.
“Eu estava muito nervoso antes da partida. Eu sabia que seria muito difícil”, disse o brasileiro antes de erguer o troféu com o ex-número 1 do mundo Rafael Nadal assistindo das arquibancadas. “Joguei uma final contra Learner em juniores [no US Open de 2023] e sei como ele pode jogar. Ele é um cara tão legal e um grande jogador, então eu sabia que seria difícil, mental e fisicamente. Mas eu consegui o que queria.”
O brasileiro começou a temporada ocupando a 730ª posto, termina o ano na 145º posição.
Ele espera que sua vitória em Jeddah possa funcionar como uma plataforma de lançamento para uma temporada de destaque no ATP Tour em 2025, quando terá como objetivo somar às 12 vitórias em nível de turnê (incluindo cinco esta semana) que conquistou este ano.
“Preciso acreditar que quando vou a um torneio posso vencer”, disse Fonseca. “Mas agora que ganhei, estou pensando: ‘Uau, consegui’. Estou muito orgulhoso de mim mesmo.” Fonseca, no entanto, teve que cavar fundo para se defender de Tien na final de domingo. O norte-americano se inspirou nos estágios iniciais e segurou um set point para abrir dois sets para fechar em 7/8 no tie-break do segundo set. No entanto, depois de manter a calma para empatar a partida, Fonseca assumiu cada vez mais o controle com a ajuda de alguns golpes potentes de forehand. O brasileiro conquistou uma quebra decisiva no quinto game do quarto set, já que Tien não conseguiu manter seu nível anterior.
Com uma exibição sólida de saque, foi a chave para a vitória de Fonseca. Ele ganhou 83 % (34/41) dos pontos com a primeira devolução, de acordo com a Infosys ATP Stats, também triunfou em 68%por cento (15/22) dos pontos no segundo saque.
“Honestamente, não sei como fiz isso no segundo set”, disse Fonseca. “Eu estava apenas tentando manter meu jogo forte no saque. Eu não estava jogando o meu melhor no começo, estava muito nervoso. Mas depois do segundo set, acho que o terceiro set foi outro João. Eu estava muito mais agressivo indo para os pontos e ele ficou um pouco mais apertado. No quarto set, fiz o meu melhor e consegui a vitória.”
Fonseca é o terceiro jovem de 18 anos a levantar o troféu em sete edições do Next Gen ATP Finals, depois dos atuais números 1 do ranking ATP Jannik Sinner e Carlos Alcaraz.