Camberra/Austrália – O brasileiro João Fonseca, atual 145º do mundo, controlou na madrugada desta quinta-feira (Brasília), o francês Harold Mayot, 116º, e garantiu vaga na semifinal do Challenger de Camberra.
Seguro na primeira parcial, o brasileiro poderia ter vencido o segundo set com mais facilidade, mas viu o rival marcar 3 a 1, demonstrando que a cada partida a confiança nos resultados aumentam, Fonseca após 1h26 de jogo, marcou 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4.
Na semifinal, Fonseca vai duelar com o britânico Jacob Fearnley, 99º do mundo, que um pouco mais cedo, superou o norte-americano Christopher Fubanks, ex-top 30, e que no momento ocupa a 107ª posição no ranking mundial, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/2 e 7/(3).
Fonseca que marcou a oitava vitória consecutiva, pela quinta vez na precoce carreira chegou a semifinal de um evento da série Challenger.
Com mais esta vitória, ele está marcando 35 pontos no ranking mundial. 3º do ranking brasileiro, Fonseca caso vença o próximo adversário, terá garantido 64 pontos e terá a chance de figurar entre os 130 melhores do mundo.
Pelo sistema de defesa de pontos do ranking da ATP, o brasileiro defendia em janeiro apenas 14 pontos, o que vier a marcar daqui pra frente será computado como acréscimo, e por conseguinte o fará galgar melhores posições no ranking. Provisoriamente ele já alcançou o 138º posto.
Luiz Fernandes