Camberra/Austrália – O brasileiro João Fonseca, 18 anos, conquistou na madrugada deste sábado o título do Challenger 125 de Camberra, seu segundo título da série Challenger e de quebra subiu para o 113º posto no ranking da ATP.
No duelo com o norte-americano Ethan Quinn, 20 anos e atual 202º do ranking mundial, Fonseca marcou 2
sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4 em partida que teve 1h12 de duração.
Em agosto de 2024, Fonseca conquistou o seu primeiro título, ao vencer o Challenger de Lexington nos Estados Unidos disputado em piso rápido. Em sua segunda final, ele ficou com o vice-campeonato em Assunção do Paraguai, desta vez jogando em piso de saibro.
No último torneio de 2024, Fonseca que amealhou a última vaga no Next Gen ATP Finals, disputado em Jeddan, na Arábia Saudita, conquistou o título da competição e assim como em Camberra, não cedeu um único set a seus rivais.
Invicto há 10 partidas, Fonseca vai em busca de mais um salto técnico, na próxima semana, o brasileiro vai disputar o qualifying do Aberto da Austrália, primeiro evento de Grand Slam da temporada.
Em 2024, Fonseca disputou o qualifying do US Open em Nova Iorque, e ficou a uma vitória de conseguir vaga na chave principal.
Contando com uma equipe de profissionais de primeira linha, que o assessoram em todos os eventos, e com patrocínios que o permitem com tranquilidade e competência evoluir, Fonseca cada vez mais demonstra que pode em breve se tornar uma das principais atrações do tênis brasileiro e mundial.
Dono de um saque poderoso e de um forehand que impõe respeito diante dos adversários, Fonseca também surpreende quando fala após as partidas. Bem articulado, ele demonstra que procura objetivos maiores e que tem a exata noção de onde quer chegar em sua até então curta carreira como tenista profissional.
Luiz Fernandes