Brisbane/Austrália – O tcheco Jiri Lehecka, 28º do mundo, venceu neste domingo, na decisão do ATP 250 de Brisbane, o norte-americano Reilly Opelka e sagrou-se campeão da competição.
Lehecka liderava o primeiro set em 4/1, quando Opelka com uma contusão nas costas anunciou sua desistência.
“Nunca é fácil terminar uma partida desse jeito. Eu sei como você se sente, Reilly. Foi uma honra vê-lo de volta ao circuito. E se seu corpo aguentar, você continuará por muitos anos”, disse Lehecka na cerimônia de premiação.
“Foi uma ótima semana para mim em Brisbane. Amo jogar aqui na Austrália. Quero agradecer a todos por terem vindo assistir e ao meu time”, acrescentou o tcheco, que também está na decisão de duplas, ao lado do compatriota Jakub Mensik. Eles enfrentam os britânicos Julian Cash e Lloyd Glasspool.
Já Opelka que venceu nas quartas de finais, o sérvio Novak Djokovic, principal favorito ao título, não participava de uma decisão desde 2022 (Houston). Ele que já figurou no 17º posto do ranking da ATP, e que atualmente ocupa o 293º, disputou o torneio australiano utilizando o ranking protegido, já que voltava de contusão.
“Foi uma ótima semana para mim. Consegui muitas partidas excelentes. Estava ansioso para jogar com Jiri. Ele é um jogador incrível. Quando ele fez sua estreia no circuito, eu estava machucado”, disse o norte-americano. “Infelizmente, minhas costas têm me dado problemas. O médico do torneio e o fisioterapeuta da ATP fizeram tudo o que podiam. Trabalhamos nisso o dia todo, mas não estava bom o suficiente para competir”. finalizou Opelka.
Luiz Fernandes