Paulistana derrotou compatriota Paula Gonçalves, cabeça 8, em sets diretos e comemora evolução em seu jogo
Bertioga (Brasil) – Nesta quarta-feira, a paulistana Laura Pigossi (Asics/Prince/Academias PlayTennis) avançou às quartas de final do Torneio de Tênis da Riviera de São Lourenço, evento ITF disputado nas quadras rápidas da Academia Riviera Tênis, em Bertioga, e que distribui US$ 25 mil em premiação.
Após passar com autoridade pela estreia, Laura desbancou o favoritismo da compatriota Paula Gonçalves, cabeça de chave 8, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1h19 de partida. A jovem de 21 anos conquista, assim, a primeira vitória contra a adversária, que tinha triunfado nos dois jogos anteriores pelo circuito profissional.
“Eu tentei ser agressiva desde o começo do jogo, porque sabia que, me impondo, as coisas fluiriam mais a meu favor, assim como ontem (em partida contra a britânica Emily Webley-Smith). Soube manter um plano de jogo agressivo, de entrar na quadra, indo para a frente desde o início, porque sabia que ia fazer estrago hoje”, avaliou Laura após a partida.
Além de derrotar Paula, uma das oito favoritas ao título em Bertioga, Laura precisou lidar com o fato de serem muito amigas fora das quadras. Para a jogadora treinada por Renato Messias, a rivalidade só se limita ao jogo. “A gente é bem amiga fora da quadra, sempre é duro jogar contra ela, mas existe um respeito muito grande entre nós. Nunca houve problema na quadra e isso deixa mais facil na hora de nos enfrentarmos. Rivalidade sempre há, assim contra todas as meninas, mas não por ela ser brasileira, mas você está ali para ganhar dela, e vice-versa”.
Por vaga na semifinal, a paulistana agora enfrenta a eslovaca Rebecca Sramkova, que surpreendeu a romena e cabeça 2, Cristina Dinu, por 6/1 e 6/1. Laura aposta nas ótimas lembranças que tem em Bertioga para seguir adiante na competição.
“Gosto bastante de jogar aqui na Riviera. Da última vez que disputei o torneio aqui, fiz semifinal (em 2013), foi um dos melhores torneios que já joguei. Só de estar aqui novamente, nessa atmosfera, jogando nessas quadras, me dá uma sensação muito boa. E agora é manter a agressividade no próximo jogo, tentar mexer ela (Sramkova) o máximo possível que os erros vão aparecer”, explicou a brasileira.
Atualmente na posição de 441 do ranking WTA, Laura tem como principal objetivo na temporada de simples recuperar terreno para entrar nos qualifyings dos três Grand Slams restantes. “Evoluí muito nesses últimos meses. Passei os últimos dois anos mexendo em muita coisa no meu jogo, até mesmo a empunhadura, e isso é difícil de assimilar. Agora estou me sentindo confiante”.
Ariana Brunello e Matheus Martins Fontes