Florianópolis (SC) – Há três meses para a disputa do Zonal Americano I da Fed Cup, em Medellin, na Colômbia, a nova capitã do Time Correios Brasil, Roberta Burzagli, já está com o foco em 2019. A treinadora paulista tem acompanhado a reta final da temporada das principais jogadoras brasileiras e, aos poucos, vai definindo sua equipe de trabalho.
O primeiro nome confirmado para a nova comissão técnica é o do gaúcho Luiz Peniza, coordenador técnico da ADK Tennis, em Itajaí-SC, e que será auxiliar de Roberta. Outro profissional que deve seguir na equipe é o preparador físico gaúcho Miguel Cantori.
“A comissão técnica deve ser mais ou menos a mesma da última Fed, no Paraguai, onde nos demos super bem, com a entrada do Peniza como auxiliar técnico. O Miguel continuará sendo o preparador, nós nos entendemos muito bem quanto à forma de trabalho”, revelou Burzagli.
“Conheço o Peniza desde os tempos em que viajávamos juntos, eu pela ITF e ele pela CBT, para os torneios juvenis. Nós pensamos parecido também. Ele é um treinador super atualizado, tem viajado para os principais torneios juvenis, está desenvolvendo um trabalho bacana com o tênis feminino em Itajaí, então acho que vai agregar muito a nossa equipe”, afirmou Burzagli.
Atualmente, Peniza treina um grupo de cerca de 15 meninas na ADK Tennis, onde desenvolve um trabalho específico para o tênis feminino.
“Gostaria de agradecer a oportunidade de fazer parte da equipe e representar o Brasil na Fed Cup. Já desenvolvo um trabalho com a CBT há muito tempo, como técnico oficial nas giras da Cosat e ITF e capitão de Sul-Americano e Mundial, juvenis, o que elevou muito meu nível como treinador. Devo muito do meu desenvolvimento a essas ações da CBT Hoje, desenvolvemos um trabalho específico com o tênis feminino na ADK Tennis, que é uma linha que precisa ser bem executada para gerar frutos lá na frente”, projetou Peniza.
“Tenho acompanhado nossas principais jogadoras, convivi com muitas delas nos Mundiais e Sul-Americanos juvenis, conheço bem a Roberta também destas viagens, tanto em treinamentos como em ambiente de competições, então acredito que será uma grande experiência”, ressaltou o novo auxiliar técnico.
Já Miguel Cantori, que trabalha com o tenista da nova geração Rafael Matos, fez parte da comissão técnica da Fed Cup este ano e está com boas expectativas para integrar a equipe mais uma vez.
“É uma grande satisfação voltar a fazer parte da equipe da Fed Cup. Ainda mais com a nova capitã, Roberta, com toda a sua experiência no tênis feminino. Trabalhamos juntos na última edição da Fed quando ela era técnica assistente e fico muito feliz de contar com a sua confiança, e da CBT claro, para voltar a integrar a comissão técnica da equipe em 2019”, comemorou o preparador físico, que aposta na experiência da comissão.
“Acredito que chegamos todos mais experientes para o próximo desafio e com a confiança renovada pra fazermos uma grande campanha para chegarmos ao Playoff Mundial. Agora é aguardar a convocação da equipe e apostar forte nas meninas que estarão conosco”, destacou.
Burzagli, Peniza e Cantori estão confirmados no Encontro Internacional de Treinamento CBT 2018, em Florianópolis, no início de dezembro, onde terão a oportunidade de estreitarem relações em uma semana intensiva de treinamentos. O evento contará com os melhores tenistas infantojuvenis brasileiros, além de atletas da América do Sul (Cosat) e da América Central (Cotecc) e de seus respectivos técnicos.
“Será ótimo estar com o Peniza e o Miguel no Encontro para já começarmos a conversar e trabalhar juntos. Também será legal para eu conhecer as meninas da nova geração, que vêm dos 18, 16 e 14. Conheço uma ou outra apenas, a maioria conheço só de nome e será bom vê-las em quadra, treinando e ir me familiarizando com elas”, finalizou Burzagli.
O Zonal Americano I da Fed Cup em 2019 será disputado entre os dias 6 e 9 de fevereiro no Club Campestre, em Medellin, na Colômbia.