Foram definidos, neste domingo, os campeões do Pure Beach, torneio de Beach Tennis mais sustentável do mundo, realizado na praia do Patacho, no município de Porto das Pedras, em Alagoas. A competição é mais uma do importante circuito do Brazil Beach Tennis Tour, com premiação de R$ 120 mil.
O italiano Michelle Cappelleti, número 1 do mundo do Profesional Beach Tennis Ranking, e o parceiro espanhol Antomi Ramos superaram na semifinal os cabeças de chave 4, os cariocas Luiz Gimpel, o Marrento, e Bruno Falcão, por 6/2 6/0 e passaram pela dupla cabeça de chave 2 formada por Alessandro Calbucci e o venezuelano Ramon Guedez por 4/6 6/4 6/3: “Jogamos um bom beachtennis na semifinal e na final foi uma partida espetacular, demos um show para todos. Começamos muito mal, mas voltamos para 3 a 2, só que não terminamos bem. No segundo set conseguimos ter uma reação técnica e psicológica forte, começamos bem no terceiro set e ganhamos um game fundamental no 3 a 3 em um ponto decisivo no 40 iguais. Calbucci e Guedez jogaram uma partida fantástica, foi um nível muito alto, fico feliz pois é minha terceira semana seguida com o Ramos e tinha um problema físico, energia mais baixa ao chegar aqui, mas consegui resolver e mesmo não jogando nosso melhor, conseguimos o título”, disse Cappelletti: “Foi um evento ótimo, o André Macena e a organização estão de parabéns. O Brazil Beach Tennis Tour continua crescendo, acredito muito nesse projeto. O evento bombou, foi tudo ótimo”, elogiou.
No feminino, as campeãs mundiais, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini derrotaram na semifinal a paulista radicada em Maceió (AL), Agatha Wanderley, filha da medalhista olímpica Ida, do vôlei de quadra, e a gaúcha Giovanna Pedrini por 7/6 (7/2) 6/1 e na final derrotaram Marília Camara, de Fortaleza (CE) e Carolina Gurgel, de Natal (RN), por um duplo 6/1.
“A localização do evento é maravilhosa, a organização montou um evento maravilhoso digno de um grande torneio. É uma pena que algumas jogadoras profissionais não tenham aproveitado a oportunidade de vir”, disse Gasparri.
Foram mais de 1.100 atletas na disputa da competição no profissional e no amador, algo que atraiu os melhores do ranking da Professional Beach Tennis Ranking.
A Praia de Patacho é reconhecida por ter o selo Bandeira Azul 2021/2022, prêmio internacional ecológico para praias, marinas e embarcações de turismo.
Para merecer o selo Bandeira Azul, a administração do município tem que atender e manter uma lista de importantes indicadores, checados anualmente. Dentre eles, foco em gestão e educação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
A competição foi uma realização da promotora 2BE Sports, a mesma que realizou com sucesso o Macena Open de Beach Tennis em agosto passado, na capital alagoana.