Rio de Janeiro/RJ – O argentino Francisco Cerundolo, 100º do mundo, enfrentaria nesta quinta-feira o norueguês Casper Ruud, 8º do mundo, e segundo principal favorito ao título do Rio Open, porém, Ruud, momentos antes de entrar em quadra, sentiu uma lesão no abdômen e anunciou a desistência, no que foi substituído pelo espanhol Roberto Carballes Baena, 78º que perdeu na ultima rodada do qualifying e entrou na chave como lucky loser (perdedor de sorte).
Cerundolo superou Baena, ao marcar 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2.
“Estava no caminho indo para a quadra quando recebi a notícia da mudança. Estava preparado para jogar com Casper, mas deu na mesma, porque entrei bem concentrado”, disse Cerundolo.
Na próxima fase, o argentino vai duelar com o qualifier sérvio Miomir Kecmanovic que venceu o italiano Lorenzo Sonego, também por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4.
O sérvio que é visto como um dos jovens promissores do circuito, começou mal o duelo com o italiano que com o apoio da torcida, abriu rapidamente 3/0, em desvantagem no placar o sérvio não se abalou, reagiu e venceu o primeiro set, as chuvas interromperam o jogo. Na volta, mais concentrado, ele foi mais efetivo e ao final, avançou as quartas de finais.
“Estou muito feliz, venho jogando bem, principalmente no saibro, espero ir mais longe no torneio”, disse o sérvio, que na semana passada, foi derrotado por Cerundolo no ATP 250 de Buenos Aires.
Já Ruud que era uma das atrações do torneio explicou porque desistiu do torneio: “Senti a lesão nos games finais da decisão em Buenos Aires, quando venceu o argentino Diego Schwartzman no último domingo. Quando fiz um movimento de torcer o corpo para pegar uma bola curta. Tentei o máximo possível para me recuperar e jogar aqui, mas não consegui, infelizmente. Estava empolgado de jogar novamente no Rio de Janeiro, em um torneio que tenho boas recordações e bons resultados. Foi uma decisão difícil, mas preciso me cuidar”, disse o norueguês que em 2017, chegou as semifinais do ATP 500.
Luiz Fernandes