Piracicaba (Brasil) – A chuva prejudicou o complemento dos jogos desta segunda-feira no Brasil Tennis Challenger. Das quatro partidas programadas para o primeiro dia da chave principal em Piracicaba, somente duas foram encerradas. O pernambucano João Lucas Reis da Silva empatava seu jogo contra o norte-americano Evan Zhu em 1 set a 1 quando o mau tempo forçou a paralisação. O Santander Brasil é o patrocinador oficial da competição que distribui US$ 80.000 em prêmios.
Atual 311º do ranking, Reis da Silva foi o primeiro brasileiro a estrear na chave. Em partida parelha, o recifense de 22 anos soube reverter uma desvantagem de 1/3 para vencer o 1º set por 6/4. Em jogo inédito contra Zhu, 291º do mundo, João Lucas manteve o ritmo na 2ª parcial quebrando o serviço do estadunidense logo de cara.
Só que o estadunidense soube controlar as emoções e devolveu a quebra, levando o jogo para seu momento mais crítico. No 10º game, Zhu foi para cima e quebrou o serviço do brasileiro com winner de devolução, levando a parcial por 6/4. Quando ambos os jogadores foram ao vestiário, a chuva apareceu e interrompeu o confronto.
Sem cessar, o mau tempo fez a organização cancelar o complemento da rodada. Além de Reis, o Brasil entraria em quadra na rodada noturna com o catarinense Pedro Boscardin, que tem pela frente o chileno Alejandro Tabilo, cabeça de chave número 1.
Os argentinos Renzo Olivo e Francisco Comesana aproveitaram o tempo antes da chuva para avançarem às oitavas de final em Piracicaba. Cabeça 5, Olivo derrotou o alemão Timo Stodder por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3 em 1h36. Já Comesana teve mais facilidade e passou sobre o compatriota Mariano Navone por 6/1 e 6/3 após 1h20.
TERÇA CHEIA DE TÊNIS
A terça-feira promete muito tênis da melhor qualidade a partir das 10h (horário de Brasília) e a entrada é franca ao público no Clube Cristóvão Colombo. Ao todo, teremos sete brasileiros em ação em busca de uma vaga na segunda rodada de simples.
Na quadra central, o gaúcho Eduardo Ribeiro abre a programação diante do chileno Tomas Barrios Vera, cabeça 9. Em seguida, o experiente Daniel Dutra da Silva desafia o qualifier italiano Edoardo Lavagno.
Não antes das 13h30, é a vez do paulista Felipe Meligeni Alves, quarto favorito, fazer sua estreia contra o chileno Gonzalo Lama. A seguir, Boscardin enfrenta Tabilo em jogo que foi transferido desta segunda. O paranaense Thiago Wild, que passou o qualifying, joga a primeira rodada diante do argentino Juan Bautista Torres.
Finalmente, na sessão noturna – a partir das 18h30 -, o paulista Matheus Pucinelli, sétimo favorito, encara o colombiano Nicolas Mejía. O duelo entre Reis da Silva e Evan Zhu continuará na quadra 6 por volta das 11h30. Ao todo, são 13 jogos programados para o segundo dia da chave principal.
1ª rodada – Simples
Renzo Olivo (ARG) [5] d. Timo Stodder (GER), 6/4 e 6/3
Francisco Comesana (ARG) d. Mariano Navone (ARG), 6/1 e 6/3
João Lucas Reis da Silva (BRA) empata com Evan Zhu (USA), 6/4, 4/6 e 0/0