Piracicaba (Brasil) – O Brasil se despediu da chave de simples nesta sexta-feira com a queda de Thiago Wild, que somou quatro vitórias na semana após ter furado o qualifying do ATP Challenger de Piracicaba. No fim, a primeira edição do evento no Clube Cristóvão Colombo verá um campeão argentino ou vindo do Chile. A competição distribui US$ 80.000 em prêmios e tem o Santander como seu patrocinador oficial.
Após vencer seu primeiro jogo do dia, Wild voltou à quadra horas depois para desafiar o argentino Camilo Ugo Carabelli, segundo favorito ao título em Piracicaba. O paranaense de 22 anos começou com tudo, quebrado o saque do rival e abrindo 3/0. Entretanto, o atual 127º do mundo se manteve sólido e regular do fundo da quadra e devolveu a quebra imediatamente.
A partida seguiu parelha até o tie-break, quando Carabelli cometeu menos erros não forçados nos momentos decisivos. O argentino de 23 anos levou a parcial – que durou 1h05 – contando com forehand na rede de Wild.
O segundo set seguiu equilibrado com ambos os tenistas confirmando o saque sem muitas dificuldades. No 10º game, o paranaense falhou mais do que o costume e Carabelli prevaleceu por 6/4 após erro de voleio de Wild na rede.
O argentino soma, assim, sua terceira vitória contra Wild no circuito profissional em cinco partidas. “Conheço Thiago há bastante tempo. Já nos enfrentamos algumas vezes e, particularmente, eu gosto de partidas assim. Gosto de jogar contra brasileiros, gosto desse clima e estou muito contente com essa vitória”, avaliou Carabelli, citando também a capacidade de lidar com o apoio da torcida para o brasileiro.
Por sua vez, Wild, 393º do ranking mundial, deixa a cidade paulista com o saldo positivo. Foram quatro vitórias contando com o qualifying que lhe farão subir cerca de 40 posições na próxima lista da ATP.
“Foi uma ótima semana. Só de pensar que no domingo quase me retirei, porque estava mal de saúde, tomando antibiótico… Decidi jogar o quali, já que estava aqui no torneio e as coisas foram bem positivas. Uma pena ter chovido ontem, o que me fez ter que jogar duas partidas hoje. O Carabelli é muito sólido, que te faz jogar todos os pontos e acabei sentindo um pouco o cansaço. Mas são 12 partidas em três torneios logo em janeiro. Agora é descansar, porque é só o começo da temporada”, avaliou Wild, que também passou a fase qualificatória em dois Challengers na Argentina nas semanas anteriores.
Neste sábado, Carabelli disputa uma vaga para a final do Brasil Tennis Challenger contra o chileno Tomás Barrios Vera, cabeça 9. Mais cedo, o atual 229º do ranking atropelou o argentino Hernán Casanova por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/1.
Na outra semifinal, teremos um duelo entre argentinos. Atual 231º da ATP, Andrea Collarini surpreendeu o chileno Alejandro Tabilo, 102º, logo no segundo jogo do dia e avançou com triunfo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(6) e 6/4.
Por vaga na final em Piracicaba, Collarini vai enfrentar o compatriota Renzo Olivo, cabeça 5 e curiosamente seu parceiro nas duplas. O atual número 183 do ranking confirmou o favoritismo e eliminou o francês Terence Atmare, algoz de Felipe Meligeni Alves, por 7/6(2) e 6/2.
No último jogo do dia, Collarini e Olivo carimbaram o passaporte para a decisão de duplas do ATP Challenger de Piracicaba com vitória sobre os peruanos Arklon e Conner Huertas Del Pino por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, em 1h17.
SÁBADO CHEIO
A programação deste sábado começa às 11h30 (horário de Brasília) com as semifinais de simples. No jogo que abre a rodada, Collarini e Olivo se enfrentam para ver quem representará a Argentina na decisão de domingo. Em seguida, Barrios Vera desafia Ugo Carabelli na mesma quadra.
Na última partida programada para a quadra central, os brasileiros Orlando Luz e Marcelo Zormann tentam o título de duplas diante de Olivo e Carabelli. Como os argentinos jogam mais cedo pela chave individual, a organização vai dar um tempo de descanso para a final. A tendência é que a partida tenha início por volta das 15h30.
Luz e Zormann vêm de ótima vitória na semifinal diante dos principais favoritos ao título – os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos. É a chance do primeiro título do gaúcho e do paulista juntos em um Challenger.
Vale reforçar que a entrada é gratuita ao público no Clube Cristóvão Colombo.
Veja todos os resultados desta sexta-feira no ATP Challenger de Piracicaba:
Oitavas de final – Simples
Thiago Wild (BRA) d. Nicolás Mejia (COL), 7/6(2) e 6/1
Quartas de final – Simples
Andrea Collarini (ARG) d. Alejandro Tabilo (CHI) [1], 7/6(6) e 6/4
Renzo Olivo (ARG) [5] d. Terence Atmare (FRA), 7/6(2) e 6/2
Tomas Barrios Vera (CHI) [9] d. Hernán Casanova (ARG), 6/1 e 6/1
Camilo Ugo Carabelli (ARG) [2] d. Thiago Wild (BRA), 7/6(5) e 6/4
Semifinal – Duplas
Orlando Luz (BRA)/Marcelo Zormann (BRA) d. Daniel Dutra da Silva (BRA)/Oleg Prihodko (UKR), W.O.
Andrea Collarini (ARG)/Renzo Olivo (ARG) [4] d. Arklon Huertas Del Pino (PER)/Conner Huertas Del Pino (PER), 6/4 e 6/4