Piracicaba (Brasil) – A chuva atrapalhou bastante a programação do ATP Challenger neste sábado. O argentino Andrea Collarini já está na final de simples, porém terá que aguardar seu adversário no duelo entre o chileno Tomás Barrios Vera e o argentino Camilo Ugo Carabelli, que continuará a partir das 10h30 (horário de Brasília) deste domingo. O Santander Brasil é o patrocinador oficial do evento que distribui US$ 80.000 em prêmios.
No primeiro duelo do dia, Collarini deu sequência para a excelente forma ao longo da semana e desbancou o terceiro favorito na chave sob um calor de 33⁰C em Piracicaba. Em 2h46, o tenista de 30 anos levou a melhor no duelo contra o compatriota Renzo Olivo, cabeça 5, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4. Na semana, o argentino também havia batido anteriormente o conterrâneo Genaro Olivieri, cabeça 8, e o chileno Alejandro Tabilo, principal pré-classificado e 102⁰ do mundo.
Foi a segunda vitória de Collarini em cinco partidas contra Olivo, curiosamente seu parceiro de duplas na final do Brasil Tennis Challenger. “Renzo é um excelente jogador e valorizou demais minha vitória, além de ser um amigo no circuito. Creio que me adaptei bem às condições aqui em Piracicaba desde o começo da semana, forte calor, chave dura, alto nível de competitividade. O fato de ser canhoto também me ajuda em determinadas situações. Amanhã vou tentar manter o nível de intensidade alto, mas já posso dizer que é uma grande semana”, avaliou o atual 231⁰ do ranking da ATP.
Logo em seguida, o mau tempo atingiu a cidade paulista logo no início do confronto entre o chileno Tomás Barrios Vera, cabeça 9, e o argentino Camilo Ugo Carabelli, segundo favorito e algoz de Thiago Wild. A primeira paralisação aconteceu quando o placar marcava empate por 2/2 no 1⁰ set.
Após cerca de 3h de espera, a organização conseguiu liberar a quadra central e Barrios Vera tomou a dianteira. Com jogo muito sólido do fundo, o atual 229⁰ do ranking não deu chances a Carabelli e fechou a parcial por 6/2. Já na segunda parcial, o argentino de 23 anos voltou melhor e logo quebrou o saque do rival para fazer 2/0. Só que na sequência o duelo foi novamente interrompido.
Os organizadores decidiram, então, transferir a rodada para domingo. A partir das 10h30, Barrios Vera e Carabelli retomam o jogo para definir o segundo finalista do Brasil Tennis Challenger. Após descanso mínimo de 1h, o vencedor volta à quadra para a decisão contra Collarini.
E, no último jogo do dia, os brasileiros Orlando Luz e Marcelo Zormann buscam o título na chave de duplas contra Collarini e Olivo, cabeças 4. Também há a necessidade de descanso, já que um dos argentinos estará envolvido na decisão individual. A entrada é gratuita ao público no Clube Cristóvão Colombo.
Confira a programação deste domingo no ATP Challenger de Piracicaba:
Quadra Central – A partir das 10h30
Semifinal – Simples
Tomás Barrios Vera (CHI) [9] vence Camilo Ugo Carabelli (ARG) [2] por 6/2, 0/2
Em seguida – com tempo mínimo de descanso
Final – Simples
Andrea Collarini (ARG) vs Tomás Barrios Vera (CHI) [9] ou Camilo Ugo Carabelli (ARG) [2]
Em seguida – com tempo mínimo de descanso
Final – Duplas
Orlando Luz (BRA)/Marcelo Zormann (BRA) vs Andrea Collarini (ARG)/Renzo Olivo (ARG) [4]