Rio de Janeiro/RJ – O sorteio que definiu a chave principal do Rio Open apresentado pela Claro deixou o fã de tênis ainda mais animado para a primeira rodada. Serão ótimos duelos no maior torneio da América do Sul e único da ATP no Brasil. Atual campeão, o espanhol Carlos Alcaraz, número dois do mundo, enfrentará na estreia o brasileiro Mateus Alves. O número 1 do país, Thiago Monteiro, pega o austríaco Dominic Thiem, campeão da edição 2017. Já o jovem João Fonseca, em sua estreia em ATP, terá pela frente o argentino Federico Coria. E Thomaz Bellucci vai começar a semana que marcará o encerramento da sua carreira contra o argentino Sebastian Baez. A disputa da chave principal do Rio Open, disputado no Jockey Club Brasileiro, começa na segunda-feira.
Outros dois destaques do torneio, o britânico Cameron Norrie, cabeça de chave número 2, e o italiano Lorenzo Musetti, favorito número 3, aguardam jogadores vindo do qualifying. Já os campeões do Rio Open, Diego Schwartzman (2018), Laslo Djere (2019) e Cristian Garin (2020) conheceram seus rivais da estreia. O argentino enfrentará o sérvio Dusan Lajovic, o chileno pega o espanhol Pedro Martinez, e o sérvio terá pela frente o eslovaco Alex Molcan.
É a terceira vez que o público terá a oportunidade de ver Alcaraz em ação no Rio Open. Em 2020, o espanhol fez a sua estreia aos 16 anos, quando conquistou sua primeira vitória em um torneio ATP. No passado, voltou ao Rio como 29º do ranking e conquistou o título da competição. Hoje, aos 19 anos, é número dois do mundo e tem no currículo o título do US Open 2022.
Vivendo sua última semana como jogador profissional, Bellucci participou do sorteio do Rio Open. “Não foi fácil me preparar para esse torneio, estava sem jogar há algum tempo, mas na medida do possível me sinto preparado. O Rio Open tem um significado especial para mim, vou tentar desfrutar cada momento, me divertir em quadra e ter esse último contato com a torcida. O mais importante é eu estar feliz e não o resultado em si”, disse o tenista de 35 anos, que foi número 21 do mundo.