Brasília (DF) – O título do ENGIE Open de Brasília coroou a excelente semana da suíça Lulu Sun, 262ª do mundo, que neste domingo (13) surpreendeu a francesa Leolia Jeanjean, 164ª e cabeça de chave 5, por 6/4 4/6 6/2, e conquistou seu primeiro título de um ITF W80.
Pela conquista, Sun somou 130 pontos e deve subir 73 posições no ranking da WTA, passando a figurar na 189ª posição. Além dos pontos importantes, a suíça recebeu uma premiação de mais de US$ 12 mil. Já Jeanjean, ganhou 80 pontos e mais de US$ 6 mil em prêmios.
Feliz com a conquista, Sun contou que ficou dois meses parada com uma contusão no tornozelo. “É muito bom estar de volta e poder vencer. Hoje, o jogo esteve lá e cá, mas consegui me manter firme para chegar à vitória”, disse ela.
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp, fez um balanço das últimas duas semanas de torneios realizados no país. “É uma alegria para nós, que percebemos e ratificamos todo planejamento estratégico desenhado lá em 2017. No ENGIE Open de Feira de Santana, 40% dos pontos distribuídos no torneio, ficaram com as brasileiras”, disse.
“Aqui no ENGIE Open de Brasília, com o patrocínio do Banco BRB e da ENGIE Brasil Energia, vimos a Laura Pigossi chegando na semifinal e Carol Meligeni campeã de duplas, repetindo esse percentual de pontos. Quando as meninas jogam fora do Brasil, o percentual médio é em torno de 5%. Uma oportunidade aqui de elas ganharem em dólar, gastarem em real, somarem muitos pontos para subirem no ranking e uma chance a mais para essa corrida do ranking olímpico, que termina só em junho do ano que vem. Esses torneios no Brasil vêm possibilitando que a gente consiga ampliar a quantidade de jogadoras e jogadores com potencial de participação em Paris-2024”, ressaltou o presidente.
Resultados do ENGIE Open – ITF W80 de Brasília:
Simples
Lulu Sun (SUI) d. Leolia Jeanjean (FRA) [5] – 6/4 4/6 6/2
Duplas
Carolina Meligeni (BRA)/Julia Riera (ARG) d. Eden Silva (GBR) [2]/Valeriya Strakhova (UKR) – 6/2 6/3