Circuito Sul Brasileiro continua durante a semana na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo e no São Leopoldo Tênis Clube
Novo Hamburgo/RS – Sensação térmica próxima dos 40 graus, sol forte, céu sem nuvens. O calor foi um adversário a mais no primeiro dia da Copa Unimed VS de Tênis, válida pela 5ª etapa do Circuito Sul Brasileiro de Tênis, nas quadras da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo e no São Leopoldo Tênis Clube. O domingo (24) teve temperaturas altas e exigiu muita hidratação por parte dos atletas. No total foram disputadas cerca de 80 partidas. Nesta segunda-feira serão 76 confrontos de simples, além do início das provas de duplas. E a previsão indica a continuidade do tempo quente.
“Prejudica muito em alguns casos, pois a maioria da garotada não conta com um preparador físico. Então, temos alguns atletas bem preparados para enfrentar o calor, enquanto a maioria sofre bastante”, afirma o técnico Orlando Luz, pai do atleta Orlandinho Luz, uma das principais promessas do tênis brasileiro. Orlandinho não disputa o Sul-Brasileiro. Está em pré-temporada, na academia ADK, em Santa Catarina. Mas seu pai está acompanhando quatro jogadores da MVB Treinamentos, de Balneário Camboriú. “Uma das formas de enfrentar este calor é treinar na hora do sol forte”, complementa Orlando.
Já para o técnico Paulo Alves, que acompanha nove atletas no Rio Grande do Sul que integram a Spin Tennis, o calor altera fisiologicamente os jogadores. “Onde treinamos, em Joinville/SC, contamos somente com quadras cobertas. Então, o tenista acaba sentindo esta diferença. Mas os fatores externos não têm como controlar. Então, é levantar a cabeça e ir em frente”, avalia Alves.
HIDRATAÇÃO – Experiente dentro e fora das quadras, tanto como jogador profissional – foi o número 30 do mundo em 1983 – assim como técnico, o gaúcho Marcos Hocevar, o Marcão, acredita que o tenista precisa se adaptar às condições climáticas. “No Nordeste também temos um calor muito forte. Lembro de algumas situações como no Guarujá e em Itaparica, onde vários abandonaram seus jogos. E teve uma Copa Davis na Romênia, acho que em 1981, em que o frio era intenso. A calefação estragou e a temperatura era muito baixa até no vestiário”, recorda Marcão.
A 5ª etapa do Sul-Brasileiro segue até quarta-feira. A 6ª etapa começará na quarta e segue até domingo, 31. As categorias em disputa são dos 11 aos 18 anos, masculino e feminino, simples e duplas. Também serão realizadas as chaves de 9 e 10 anos, respeitando-se a regra da bola correspondente à categoria. Os jogos têm início as 8h e o ingresso na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo e no São Leopoldo Tênis Clube é gratuito.
De Zotti