Oito dias após derrotar o top 10 Tsonga, cearense de 21 anos encara tricampeão do torneio. Jogos acontecem a partir das 12h, no Esporte Clube Pinheiros
São Paulo/SP – O cearense Thiago Monteiro, que derrotou o número 9 do mundo Jo-Wilfried Tsonga no Rio de Janeiro, na última semana, estreia nesta terça-feira no Torneio Aberto Internacional de Tênis do Brasil – Brasil Open 2016, em São Paulo. O jogador de 21 anos terá pela frente o maior vencedor da história do torneio: o tricampeão Nicolas Almagro, da Espanha. A partida acontece por volta de 20h e a rodada começa às 12h, no Esporte Clube Pinheiros.
“A semana passada foi realmente muito boa. Acho que serviu muito para dar boa confiança para mim agora. Venho treinando muito bem desde o Rio”, afirmou Monteiro, que perdeu no Rio para o campeão do torneio, o uruguaio Pablo Cuevas. O resultado fez com que o cearense subisse 60 posições no ranking mundial, ocupando agora a 278ª colocação.
O Brasil Open é o segundo ATP da carreira de Monteiro. “Estou me preparando já para o jogo de amanhã, que será contra o Almagro. Um adversário muito firme e difícil, que gosta de jogar aqui em São Paulo. Tenho que aproveitar mais esta oportunidade e continuar evoluindo meu nível de tênis junto com esses bons jogadores”, espera o canhoto cearense.
A rodada de terça-feira também terá as estreias do cabeça 6, o italiano Paolo Lorenzi, contra o esloveno Blaz Rola, do colombiano Santiago Giraldo, diante do italiano Marco Cecchinato, da dupla formada pelos brasileiros Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner contra os argentinos Guillermo Duran e Andres Molteni, o confronto espanhol entre Pablo Carreño Busta e Albert Ramos-Viñolas, e a estreia do atual vice-campeão, o italiano Luca Vanni.
Espanhol lucky-loser será adversário de estreia de Bellucci
Segundo favorito ao título do Brasil Open, Thomaz Bellucci já tem adversário de estreia definido. O paulista joga sua primeira partida em São Paulo contra o espanhol Roberto Carballes Baena, que entrou na competição como “lucky-loser”, após a desistência do argentino Guido Pella.
Carballes Baena passou pelo japonês Taro Daniel na primeira rodada, com parciais de 6/2 e 7/6(4). “Estou muito feliz porque consegui jogar muito bem toda a partida. O segundo set foi mais complicado, mas me recuperei e segui à frente. Agora na segunda rodada espero começar bem, para ter chance. Estou bem adaptado”, comentou o jogador de 22 anos.
Outro espanhol também avançou para a segunda rodada da competição: Daniel Muñoz de la Nava, que superou o argentino Máximo González por 6/3, 4/6 e 6/2. “Foi um jogo muito complicado contra Machi, que é um grande jogador, com muita experiência”, afirmou o número 72 do ranking mundial. Seu adversário sairá do embate entre o brasileiro Thiago Monteiro e o espanhol Nicolas Almagro.
Confira a programação de terça-feira (23/2):
Quadra Central
12h
[6] Paolo Lorenzi (ITA) vs. [Q ]Blaz Rola (SLO)
[5] Albert Ramos-Vinolas (ESP) vs Pablo Carreño Busta (ESP)
Santiago Giraldo (COL) vs Marco Cecchinato (ITA)
Não antes de 18:30
Guillermo Duran/Andres Molteni (ARG) vs Thomaz Bellucci/Marcelo Demoliner (BRA)
[WC] Thiago Monteiro (BRA) vs [7] Nicolás Almagro (ESP)
Quadra 1
Horacio Zeballos (ARG) vs Diego Schwartzman (ARG)
[Q] Gastão Elias (POR) vs [8] Pablo Andujar (ESP)
Dusan Lajovic (SRB) vs Luca Vanni (ITA)
Quadra 2
Marcel Granollers (ESP) vs Iñigo Cervantes (ESP)
[Q] Facundo Bagnis (ARG) vs Paul-Henri Mathieu (FRA)
Julio Peralta (CHI)/Horacio Zeballos (ARG) vs Mateusz Kowalczyk (POL)/Andreas Siljestrom (SWE)
BRASIL OPEN 2016
Quando: 22 a 28 de fevereiro
20 e 21 de fevereiro – qualifying (entrada gratuita)
Onde: Esporte Clube Pinheiros
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.484 – São Paulo
Daniela Giuntini