Cearense de 21 alcança as quartas de um ATP pela primeira vez na carreira e reencontra atual campeão em São Paulo na noite desta sexta
São Paulo/SP – O cearense Thiago Monteiro conquistou mais uma incrível vitória no Torneio Aberto Internacional de Tênis do Brasil – Brasil Open 2016 e está garantido nas quartas de final em São Paulo. O tenista de 21 anos desafiará o atual campeão do torneio, o uruguaio Pablo Cuevas, por volta das 20h desta sexta-feira, no Esporte Clube Pinheiros.
O triunfo de Monteiro na segunda rodada da competição foi contra o experiente espanhol Daniel Muñoz de la Nava, de 34 anos, de virada: por 4/6, 6/3 e 6/2. Número 278 do ranking, o cearense bateu o francês Jo-Wilfried Tsonga no Rio de Janeiro e o espanhol Nicolas Almagro na estreia em São Paulo.
“Estou muito feliz com a vitória de hoje. O Muñoz de la Nava é um cara que corta muito o ritmo. No primeiro set, foi difícil encontrar o ritmo e também tive dificuldade com o fato de ele ser canhoto. No segundo, consegui me impor mais no jogo e saquei melhor. O apoio da torcida também foi muito importante. Estou muito feliz por estar nas quartas de um ATP pela primeira vez e espero poder manter este nível amanhã”, comentou Monteiro.
A promessa brasileira também ressaltou o apoio da torcida, que lotou a Quadra Central do Esporte Clube Pinheiros: “Tentei puxar o maximo de energia que podia. Sem perder o foco por ver tanta gente gritando meu nome. Segui competitivo o jogo inteiro”.
Monteiro e Cuevas se enfrentaram no Rio e o uruguaio levou a melhor, depois conquistando o título. O cearense pretende estudar a partida para ver o que pode fazer de diferente. “Lá eu perdi um pouco no detalhe. Em algumas bolas arrisquei demais, poderia ter jogado com mais segurança. Entao é tentar devolver melhor e tentar mexê-lo bastante, porque ele tem golpes muito bons. Com o acúmulo de jogos, ele deve estar mais cansado, então quero aproveitar bastante essa chance”, previu.
A rodada de sexta-feira começa às 12h30, com o confronto espanhol entre Pablo Carreño Busta e Roberto Carballes Baena. Outro espanhol, Iñigo Cervantes, pega o cabeça 4 Federico Delbonis, da Argentina, e o sérvio Dusan Lajovic joga contra o português Gastão Elias.
Além de Monteiro, três brasileiros entram em quadra, mas pela chave de duplas. Marcelo Melo e Bruno Soares tentam a vaga na semifinal contra os argentinos Guillermo Duran e Andres Molteni, não antes de 18h30. André Sá e o argentino Máximo González encaram o espanhóis Carreño Busta e David Marrero após o primeiro descansar de seu jogo de simples.
Confira a programação de sexta-feira (26):
Quadra Central – 12h30
Pablo Carreno Busta (ESP) vs [LL] Roberto Carballes Baena (ESP)
Não antes de 15h
Iñigo Cervantes (ESP) vs [4] Federico Delbonis (ARG)
Não antes de 17h
Dusan Lajovic (SRB) vs [Q] Gastão Elias (POR)
Não antes de 18h30
[1] Marcelo Melo (BRA) / Bruno Soares (BRA) vs Guillermo Duran (ARG) / Andres Molteni (ARG)
[3] Pablo Cuevas (URU) vs [WC] Thiago Monteiro (BRA)
Quadra 1
Após descanso necessário – Pablo Carreno Busta (ESP) / David Marrero (ESP) vs [3] Maximo Gonzalez (ARG) / André Sá (BRA)
Depois de descanso necessário – Federico Delbonis (ARG) / Diego Schwartzman (ARG) vs Andrej Martin (SVK) / Hans Podlipnik-Castillo (CHI)
Resultados de simples – 25/2:
Dusan Lajovic (SRB) d. [1] Benoit Paire (FRA), 6/0 4/6 6/3
[Q] Gastão Elias (POR) d. Santiago Giraldo (COL), 6/4 6/3
[3] Pablo Cuevas (URU) d. [Q] Facundo Bagnis (ARG), 6/3 7/5
Iñigo Cervantes (ESP) d. [Q] Blaz Rola (SLO), 7/6(4) 7/6(1)
[4] Federico Delbonis (ARG) d. Diego Schwartzman (ARG), 3/6 6/4 6/2
Pablo Carreño Busta (ESP) d. Daniel Gimeno-Traver (ESP), 6/2 3/6 6/3
[LL] Roberto Carballes Baena (ESP) d. [2] Thomaz Bellucci (BRA), 2/6 6/4 6/3
[WC] Thiago Monteiro (BRA) d. Daniel Muñoz de la Nava (ESP), 4/6 6/3 6/2
Daniela Giuntini