Yastremska passou mal na noite de sábado, mas se recuperou e fez grande final
Campinas (SP) – A juvenil Dayana Yastremska, de apenas 15 anos, completou sua notável semana na segunda etapa do Circuito Feminino Future de Tênis e conquistou um inesperado título neste domingo, ao derrotar a experiente francesa Alizé Lim, por duplo 6/4.
Este foi apenas o sétimo torneio válido pelo ranking mundial que Dayana disputou. Ela ganhou nada menos que oito partidas na Sociedade Hípica, já que precisou de três vitórias para superar o qualificatório e entrar na chave principal. Aí tirou adversárias até 10 anos mais velha e ainda por cima superou um problema físico na noite de sábado.
Após a vitória na semifinal diante da argentina Catalina Pella, a garota ucraniana sofreu um desmaio ainda no vestiário. Foi prontamente atendida pela equipe médica do torneio e levada de ambulância para o hospital. A Federação Internacional exigiu então que ela passasse pelos mais diversos exames clínicos e recebesse autorização para entrar em quadra neste domingo.
“Tive um mal estar semelhante ao que já havia sofrido na Austrália, em janeiro, mas sabia que iria me recuperar. Queria demais jogar esta final”, afirmou Dayana. “Ganhar um torneio desse nível técnico é incrível”. Entusiasmada, ela cancelou sua participação no Banana Bowl da próxima semana e decidiu disputar a terceira etapa do Circuito, que começa já nesta segunda-feira no Graciosa Country Club.
Em Curitiba, a primeira adversária da ucraniana será a francesa Myrtille Georges, terceira principal inscrita, e o jogo deve acontecer na noite de terça-feira. Lim será a cabeça 1 no Graciosa.
Cinco brasileiras estão garantidas na chave principal: Bia Haddad aguarda uma jogadora do qualificatório, Gabriela Cé pega a argentina Nadia Podoroska, Marcela Bueno faz duelo nacional com Lara Oliveira, Georgia Gulin encara a suíça Conny Perrin e a curitibana Isabela Miró enfrenta a italiana Martina Caregaro.
Daniela Giuntini