No feminino, Martina Yurgel, também da PUCRS, sagrou-se campeã da categoria universitária do torneio neste sábado em Porto Alegre
Só dá ele no quadro de campeões da etapa de Porto Alegre do Circuito de Tênis Escolar e Universitário, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Jogando em casa, Yuri Radomsky, aluno de Educação Física da PUCRS, onde se realiza o torneio, faturou mais um título neste sábado (dia 23), seu quarto na competição de integração entre esporte e escola. De quebra, o vencedor das edições de 2009, 2010 e 2013 também carimbou mais uma vez o passaporte: além do troféu de campeão, Yuri ganhou uma bolsa de duas semanas de treinos intensivos de tênis e estudo de línguas na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha — uma das mais prestigiadas do mundo.
Na final, Yuri Radomsky derrotou Arthur Etzberger, da Feevale, de Novo Hamburgo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1. Na saída da quadra, ao ser solicitado para “dar uma palavrinha” sobre a vitória, o tetracampeão abriu um sorriso e disparou:
— Feliz!
Sem disputar as últimas duas edições do Circuito (“Para dar uma chance aos outros”, brincou), Yuri Radomsky voltou às quadras para sua participação final: no final do ano, deve se formar na faculdade de Educação Física. A paixão pelo tênis segue, e deve ser o caminho profissional do atleta.
— Devo seguir com o tênis, gosto de jogar, gosto de dar aula. Não estou mais jogando profissionalmente o circuito da ATP, por exemplo, mas sigo atuando em competições de primeira classe aqui no Estado — explicou, dando um recado para a gurizada que ainda ensaia encontrar o equilíbrio entre esporte e estudos. — Não é impossível. Pode ser um pouco difícil, mas sempre tem como levar. Eu mesmo, demorei mais para me formar devido aos torneios, fazia menos disciplinas, mas sempre consegui. O que importa é fazer o que se gosta e se esforçar, como em tudo na vida.
Feminino — Depois de chegar a uma semifinal e ser vice em outra oportunidade, a terceira vez foi a da sorte para Martina Yurgel. Estudante de Engenharia de Produção na PUCRS, Martina enfim ergueu o troféu após derrotar a atual campeã da categoria universitária do Circuito, Carmene Dotto Goulart, da Faculdade Metodista de Santa Maria, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3.
— Dessa vez eu me preparei muito: perguntei da quadra, das bolinhas que seriam usadas e treinei bastante mesmo — explicou Martina, que é irmã de Maria Eduarda Yurgel, campeã da categoria universitária do Circuito em Porto Alegre em 2009.
Apesar de todo o esforço, Martina fez questão de dedicar a vitória ao reencontro com uma amiga de infância que ocorreu nas semifinais. Sentindo uma lesão no braço, Giulia Andreazza (Univali – Itajaí/SC) retirou-se da partida contra Martina, que avançou assim à final.
— Se ela estivesse bem, acho que eu não teria ganho dela. Mas ela teve a grandeza de perceber que, ainda que passasse pela semifinal, dificilmente conseguiria jogar a final, e abriu caminho para mim. Pude conhecer um lado que nem sempre aparece nas quadras de tênis, que é o da amizade — emocionou-se a campeã, que voltou a praticar o esporte após uma pausa de cinco anos. — Agora estou jogando sem pressão, mais para praticar uma atividade física, e isso tem tudo a ver com esse torneio, que incentiva a prática do esporte, sem pressão de competição.
Duplas — Na disputa feminina de duplas, a parceria entre Maria Laura Schiefelbein (UFCSPA – Porto Alegre/RS) e Nathalia Jung (Fac. SOGIPA – Porto Alegre/RS) derrotou na final Carmene Goulart (FAMES – Santa Maria/RS) e Isadora Zwetsch (FEEVALE – Novo Hamburgo/RS) de virada por 2 sets a 0, com parciais de 4/6, 6/3 e 10-5.
Na chave masculina, o troféu de campeões ficou com João Pedro Laydner e Lucas Izkovitz, ambos alunos da UCPel, de Pelotas (RS), por 1/0 e retirada sobre os estudantes da PUCRS Eduardo Nehring (que sofreu uma indisposição) e Eduardo Schiefelbein.
Próximas categorias — Este ano, a novidade do Circuito é a possibilidade de alunos-atletas de todo o país participarem da disputa. Estudantes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná podem se inscrever para a etapa realizada em Porto Alegre. Gratuitas, as inscrições para as categorias 12, 14 e 18 anos ainda estão abertas, obrigatoriamente por meio do site do Circuito. Qualquer aluno(a) regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede pública ou privada pode jogar, independentemente do nível técnico de tênis.
A iniciativa do Circuito tem apoio do Itaú, que por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte busca fornecer oportunidades para estudantes praticarem o esporte em um ambiente saudável, promovendo a integração e atuando como auxiliar da formação acadêmica.
Premiação — Todos os 24 campeões da chave de simples, no masculino e no feminino, de cada seletiva regional, viajam com tudo pago para a Espanha. Serão duas semanas, no período de férias escolares, em que os campeões deste ano irão treinar e estudar idiomas (inglês ou espanhol) em umas das mais renomadas academias de tênis da Europa, a Sánchez-Casal — por onde já passaram estrelas do circuito mundial profissional como o britânico Andy Murray, a sérvia Ana Ivanovic, o búlgaro Grigor Dimitrov, entre outros.
Marianne Scholze