Equipes masculina e feminina venceram nesta quinta-feira no Novo Rio Country Club, no Rio
Rio de Janeiro (RJ) – O Time Correios Brasil joga nesta sexta-feira, a partir das 9h, em busca de vaga na final do Campeonato Sul-Americano de 16 anos, a fase classificatória da Copa Davis Junior e Fed Cup Junior, nas quadras do Novo Rio Country Club, no Rio de Janeiro, após vencer no masculino e feminino nos jogos desta quinta.
Líder do Grupo A, a equipe masculina brasileira enfrenta o Equador na rodada final para tentar se manter na primeira colocação e garantir assim uma vaga na final da competição, além de vaga na fase mundial da Copa Davis Junior.
O time equatoriano perdeu os três confrontos disputados contra Peru, Uruguai e Chile, equipes vencidas pelo Brasil em sua campanha. Comandados por Raul Viver, capitão do time adulto do Equador na Copa Davis, os tenistas Antonio Cayetano March, Oscar Mendoza e Victor Hugo Nuñez serão os adversários dos brasileiros João Lucas Reis, Mateus Alves e Thiago Wild, acompanhados pelo capitão Luiz Peniza.
Nesta quinta-feira, o Brasil derrotou o Chile por 3 a 0, vencendo as duas partidas de simples e a de duplas. Na primeira partida, o paulista Mateus Alves venceu Garizon Abarzua com 6/2 6/0. Thiago Wild bateu Alan Sanson também em dois sets, com 6/3 6/1. Nas duplas, João Lucas Reis e Thiago Wild bateram Garizon Abarzua e Ignacio Becerra por 6/4 6/1.
“Hoje contra o Chile foi um pouco mais duro, os meninos jogavam melhor, mas a gente conseguiu jogar bem e manter o mesmo nível da semana inteira, estamos cada vez com mais chances de chegar no Mundial e de ganhar o Sul-Americano”, afirmou Thiago Wild.
“Conforme vai chegando mais perto do final, maior vai ficando a bagunça porque os times que estão perdendo, não vão se importando tanto com o torneio, então o principal para a gente é manter a concentração, o foco no que a gente veio fazer aqui e sair com o título”, completou o paranaense.
Além do Brasil, brigam ainda por vaga entre as quatro primeiras equipes o Chile e o Peru no Grupo A. No Grupo A, a Argentina enfrenta a Venezuela, enquanto a Bolívia encara o Paraguai.
O time feminino do Brasil enfrenta nesta sexta-feira a Argentina em busca da primeira posição do Grupo A e uma vaga na final da competição, que garante diretamente classificação ao Mundial. Formada pelas tenistas Maria Lourdes Carle, Azul Pedemonti e Andrea Farulla di Palma, comandadas por Marcelo Gomez, serão as adversárias de Ana Luiza Cruz, Laura Wayerbacher e Marina Figueiredo, acompanhadas pela capitã Fernanda Ferreira.
No confronto desta quinta-feira, a equipe brasileira derrotou o Equador por 2 a 1, chegando à segunda vitória na disputa. Na primeira partida, a paulista Ana Luiza Cruz perdeu para Mell Reasco por duplo 6/4. A gaúcha Laura Wayerbacher igualou a disputa ao vencer de virada Ariana Chan, com 4/6 6/0 6/2. Nas duplas, Ana Luiz Cruz e Marina Figueiredo derrotaram Ariana Chan e Francesca Lilliegren por 6/2 6/1.
“Foi bem complicado o jogo, a menina entrou jogando muito bem, eu tive que ser muito forte e me concentrar bastante para conseguir virar o jogo mesmo com ela jogando bem. Foi muito bem a gente ter conseguido essa vitória para o Brasil, foi um resultado muito importante para nós na competição”, afirmou Wayerbacher.
“Está disputado ainda, agora é ir para cima da Argentina e acreditar que a gente pode ganhar”, completou a capitã Fernanda Ferreira.
Além de Brasil e Argentina, o Grupo A também tem na briga por vaga no Mundial o Uruguai, que enfrenta o Chile. Já no Grupo B, Colômbia e Peru se enfrentam nesta sexta-feira valendo vaga na final, enquanto Venezuela e Bolívia, já eliminados, fazem a outra partida.
O Time Correios Brasil no Rio de Janeiro é formado pelos tenistas João Lucas Reis, Mateus Alves e Thiago Wild, além do capitão Luiz Peniza e o reserva Gabriel Leme no masculino, Ana Luiza Cruz, Laura Wayerbacher e Marina Figueiredo, além da capitã Fernanda Ferreira e da reserva Camilla Lago. O chefe da delegação brasileira é Paulo Moriguti.
Confira abaixo a programação desta sexta-feira:
Quadra 1: Junior Fed Cup – Peru vs Colômbia
Quadra 2: Junior Davis Cup – Argentina vs Venezuela
Quadra 3: Junior Fed Cup – Argentina vs Brasil
Quadra 4: Junior Davis Cup – Brasil vs Equador
Quadra 5: Junior Davis Cup – Peru vs Chile
Quadra 6: Junior Fed Cup – Bolívia vs Venezuela
Quadra 7: Junior Davis Cup – Bolívia vs Paraguai
Quadra 8: Junior Fed Cup – Chile vs Uruguai
Junior Fed Cup – Grupo A
ARGENTINA 2-1 URUGUAI
Agustina Cuestas (URU) d. Azul Pedemonti (ARG) – 4/6 7/6(1) 6/1
Maria Carle (ARG) d. Fernanda Secinaro (URU) – 6/1 6/0
Maria Carle/Andrea Farulla di Palma (ARG) d. Agustina Cuestas/Fernanda Secinaro (URU) – 6/2 6/1
BRASIL 2-1 EQUADOR
Mell Reasco (EQU) d. Ana Luiza Cruz (BRA) – 6/4 6/4
Laura Wayerbacher (BRA) d. Ariana Chan (EQU) – 4/6 6/0 6/2
Ana Luiza Cruz/Marina Figueiredo (BRA) d. Ariana Chan/Francesca Lilliegren (EQU) – 6/2 6/1
Junior Fed Cup – Grupo B
COLÔMBIA 2-1 PARAGUAI
Laura Rico (COL) d. Erika Gauto (PAR) – 6/2 6/0
Maria Camila Osorio (COL) d. Heydi Doldan (PAR) – 6/0 6/1
Susan Doldan/Erika Gauto (PAR) d. Maria Camila Osorio/Laura Rico (COL) – 2/6 7/6(5) 10-8
PERU 3-0 VENEZUELA
Dana Guzman (PER) d. Ana Gabriela Castillo (VEN) – 6/4 4/6 6/1
Anastasia Iamachkine (PER) d. Luniuska Delgado (VEN) – 6/4 6/3
Almudena Boza/Anastasia Iamachkine (PER) d. Raquel Amaro/Ana Gabriela Castillo (VEN) – 6/0 6/4
Junior Davis Cup – Grupo A
BRASIL 3-0 CHILE
Mateus Alves (BRA) d. Garizon Abarzua (CHI) – 6/2 6/0
Thiago Wild (BRA) d. Alan Sanson (CHI) – 6/3 6/1
João Lucas Reis/Thiago Wild (BRA) d. Garizon Abarzua/Ignacio Becerra (CHI) – 6/4 6/1
URUGUAI 2-1 EQUADOR
William Wibmer (URU) d. Oscar Mendoza (EQU) – 7/6(2) 6/3
Antonio March (EQU) d. Franco Roncadelli (URU) – 6/3 6/4
Franco Roncadelli/William Wibmer (URU) d. Antonio March/Oscar Mendoza (EQU) – 2/6 6/1 12-10
Junior Davis Cup – Grupo B
COLÔMBIA 3-0 VENEZUELA
Juan Felipe Castellanos (COL) d. Dimitri Badra (VEN) – 6/3 6/7(2) 6/3
Nicolas Mejia (COL) d. Brandon Perez (VEN) – 6/2 6/2
Nicolas Mejia/Juan Manuel Sanchez (COL) d. Jesus Darias/Brandon Perez (VEN) – 6/3 7/5
ARGENTINA 3-0 PARAGUAI
Boruch Skierkier (ARG) d. Alan Benitez (PAR) – 6/2 6/0
Sebastian Baez (ARG) d. Lucas Ribas (PAR) – 6/3 6/2
Sebastian Baez/Boruch Skierkier (ARG) d. Alan Benitez/Lucas Ribas (PAR) – 6/4 6/1
CBT- Assessoria de imprensa