Programação desta sexta-feira no Rio Quente Experience Tennis Weekend apresenta Torneio Rainha da Quadra. Desafio de Ouro acontece amanhã, às 17h30
Único tenista da história a vencer duas medalhas de ouro em uma mesma edição de Jogos Olímpicos, o chileno Nicolás Massú chegou ao Rio Quente Resorts para o Desafio de Ouro, apresentado pela Stella Artois, contra o brasileiro Flávio Saretta, campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O ex-top 10 do mundo agradeceu o convite para voltar a jogar no Brasil, um local onde o chileno, 36 anos, guarda vitoriosas lembranças.
“É um país que me traz muita sorte, onde ganhei meu último título profissional na ATP (Costa do Sauípe, 2006), alguns Challengers e inclusive torneios juvenis. Me sinto em casa no Brasil, ainda mais em um ambiente incrível como este que temos aqui. O resort é espetacular, estou bem ansioso para voltar a jogar e rever meu amigo Saretta”, disse Massú, que atualmente está no circuito como capitão do Chile na Copa Davis.
Para o tenista campeão de cinco ATPs (Buenos Aires, Amersfoort, Palermo, Kitzbuhel e Costa do Sauípe), representar o país nas Olimpíadas deveria ser uma prioridade na carreira de um jogador. “Fui um jogador top 10, isso me trouxe notoriedade no meio do tênis. Mas quando conquistei as medalhas de ouro, isso me tornou um esportista bastante respeitado, é um evento que faz você entrar para a história do seu país, sem falar que você somente disputa a cada quatro anos, é único”.
A lista com desistências para a chave olímpica do Rio de Janeiro tem no momento nomes como John Isner, Dominic Thiem, Bernard Tomic, Feliciano López e pode crescer nas próximas semanas. “A decisão destes jogadores é respeitável. Muitos deles querem somar pontos no ranking e seguir jogando na Europa ou Estados Unidos. Espero que mais jogadores não desistam de vir”. Nesta sexta-feira, Massú realizará um tour pelas diferentes atrações do Rio Quente Resorts, como a Mega Tirolesa, Hot Park e no sábado entra em quadra para jogar o Desafio de Ouro contra Flávio Saretta, às 17h30.
Andre Agassi
Logo após a histórica campanha em Atenas, Massú viajou para jogar o US Open. Antes de sua estreia, Andre Agassi foi ao seu encontro no vestiário para lhe parabenizar. “Foi inesquecível ver meu ídolo de infância, Andre Agassi, me felicitar pelo que eu havia conquistado na Grécia. Ele me disse que eu deveria sentir muito orgulho e que para ele – que tem um currículo espetacular de títulos – o ouro olímpico tem um peso enorme na carreira e que sem dúvida foi uma de suas grandes vitórias na carreira”, lembra Massú, que tem guardada em sua residência, em Viña del Mar, as duas medalhas.
Vida após Atenas
Se algum tenista tem dúvidas do que a glória em um Jogos Olímpicos pode proporcionar, Massú explica o efeito que uma medalha pode ter na carreira de um atleta. “Mudou tudo na minha vida, eu como garoto sempre sonhava fazer história no esporte mundial. E sempre soube que para isso eu deveria fazer algo grande na carreira. E até hoje o único a vencer duas vezes sou eu. E aí eu penso em todas as grandes lendas do tênis que disputaram Olimpíadas e não conseguiram atingir este feito. É impressionante. Por onde vou, todos me lembram como o jogador que venceu duas medalhas de ouro, não como top 10, campeão de ATPs, jogador de Copa Davis ou que derrotou grandes nomes do tênis”, finaliza Massú.
Lia Benthien e Renan Justi