Tênis em cadeira de rodas brasileiro terá oito representantes nos Jogos Paralímpicos
Rio de Janeiro (RJ) – A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta sexta-feira a lista dos atletas classificados para o tênis em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e o Brasil terá o seu maior número de participantes na história, com o total de oito atletas garantidos.
Os atletas Carlos “Jordan” Santos e Mauricio Pomme, que representaram o Brasil nos Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012, disputarão a quarta edição dos Jogos Paralímpicos na carreira. Jordan se classificou diretamente pelo ranking de simples, enquanto Pomme garantiu a vaga devido a alocação para o ranking de duplas.
Outros três tenistas que voltam a representar o Brasil no tênis em cadeira de rodas são os mineiros Daniel Rodrigues e Rafael Medeiros, além da pernambucana Natalia Mayara. Eles competiram pela primeira vez nos Jogos de Londres e garantiram vaga direta mais uma vez para o Rio de Janeiro. Rodrigues e Medeiros se classificaram pelo ranking mundial, enquanto Natalia conseguiu sua vaga com o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, no Canadá, embora também pudesse se classificar diretamente pela boa colocação no ranking mundial da ITF.
Três atletas farão sua estreia em Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, classificados com vaga da Comissão Bipartidária, formada pela ITF e pelo Comitê Paralímpico Internacional. Rejane Candida será a segunda representante brasileira na chave feminina de simples, marca inédita para o Brasil. Além de competir em simples, ela poderá formar dupla com Natalia Mayara, com quem foi ouro no Parapan de Toronto.
Pela primeira vez o Brasil também terá representantes na chave da classe Quad, para atletas que tenham deficiência em membros superiores, além de inferiores. Os atletas Ymanitu Silva e Rodrigo Oliveira serão os brasileiros na disputa da chave que conta com apenas 16 atletas no total. Além da chave de simples, eles devem competir nas duplas.
O Tênis em Cadeira de Rodas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 será disputado entre os dias 9 e 16 de setembro no Centro Olímpico de Tênis da Barra. Serão disputadas seis chaves, de simples masculino, simples feminino, duplas masculino, duplas feminino, simples Quad e duplas Quad.
O número recorde de participantes é reflexo do investimento no Tênis em Cadeira de Rodas, com atletas recebendo apoio da Confederação Brasileira de Tênis/Correios e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além do apoio em viagens, o Brasil tem hoje um forte calendário de competições do tênis em cadeira de rodas, com 11 torneios agendados para este ano. Nos últimos dois ciclos olímpicos, o país recebeu mais de 60 eventos da modalidade, que nos dois ciclos anteriores teve apenas 11.
O Brasil tem atualmente cinco tenistas cadeirantes no top 100 do ranking masculino da ITF, além de seis jogadoras no top 100 do ranking feminino. No Quad, o Brasil tem quatro atletas entre os cem melhores do mundo.
Confira abaixo mais informações sobre os tenistas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016:
Feminino
Natalia Mayara – 22 anos – 21ª simples / 25ª duplas
Rejane Candida – 39 anos – 39ª simples / 35ª duplas
Masculino
Daniel Rodrigues – 29 anos – 17º simples / 23º duplas
Carlos Santos – 46 anos – 30º simples / 39º duplas
Rafael Medeiros – 26 anos – 36º simples / 44º duplas
Mauricio Pomme – 46 anos – 64º simples / 47º duplas
Quad
Ymanitu Silva – 33 anos – 16º simples / 10º duplas
Rodrigo Oliveira – 33 anos – 38º simples / 45º duplas
Juliana Pamplona / Rubens Lisboa