Monte Carlo/Mônaco – O suíço Roger Federer anunciou nesta terça-feira que não disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O suíço ainda não se recuperou da cirurgia que fez no joelho esquerdo, e fez a sua última partida da temporada diante do canadense Milos Raonic na semifinal de Wimbledon.
Através da sua conta na rede social o suíço declarou:
“Estou extremamente desapontado em anunciar que não poderei representar a Suíça nos Jogos Olímpicos do Rio e também perderei o restante da temporada. Considerando todas as opções após consultar os meus médicos e a minha equipe, eu tomei esta decisão muito difícil de encerrar a minha temporada de 2016 pois precisarei de mais tempo para fazer uma extensa reabilitação após a cirurgia no joelho no começo deste ano”.
“Os médicos me disseram que se eu quiser seguir atuando sem lesões no circuito mundial por mais alguns anos, como eu pretendo fazer, eu devo dar ao meu joelho e ao meu corpo o tempo apropriado de recuperação. É duro perder o restante da temporada. Entretanto isso tudo me fez perceber o quanto fui sortudo de passar toda a minha carreira sem lesões”, disse Federer que completa 35 anos em 08/08.
“O amor que tenho pelo tênis, pela competição, pelos torneios e especialmente por vocês, meus fãs, segue intacto. Estou motivado como sempre e planejo colocar todos os meus esforços para voltar mais forte em 2017. Obrigado pelo apoio”, finalizou.
Federer disputou os Jogos Olímpicos em quatro oportunidades. Ele conquistou a medalha de ouro nas duplas, e prata nas simples.
No Rio de Janeiro, jogaria as duplas ao lado de Wawrinka e as duplas mistas ao lado de Martina Hingis.
Atual número 3 do mundo, Federer pela primeira vez, desde 2001, fechará uma temporada sem conquistar um título. Em 2016, ele decidiu o ATP de Brisbane, mas ficou com o vice-campeonato.
Luiz Fernandes