Lesão no ombro tirou tenista das quadras por um ano. Outros cinco brasileiros têm vaga garantida na chave principal da competição que começa neste sábado
O carioca Fabiano De Paula é um dos tenistas brasileiros na chave principal do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado pelo Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O Challenger acontece de 17 a 25 de setembro no Tênis Clube de Santos, com entrada gratuita para o público.
Depois de ficar fora das quadras por um ano, Fabiano De Paula voltou ao circuito em maio, quando jogou torneios da série Future na Turquia, para ganhar ritmo novamente. Saiu de lá com um vice-campeonato e no último mês, passou para os Challengers na Itália, usando o ranking protegido (276o), mesmo processo que o garantiu na chave principal de Santos.
E no Torneio Citta Di Como, De Paula derrotou o vice-campeão da competição em 2015, o belga Germain Gigounon.
Toda volta é difícil, mas o carioca da Rocinha está pronto para encarar mais este desafio.
“Minhas expectativas para Santos são muito boas, venho evoluindo bem em cada torneio, sei que agora tenho que ter paciência, voltar a trabalhar cada dia dando o máximo, sem me preocupar muito no que vai acontecer no futuro, sem expectativa muito grande. Agora é um dia de cada vez porque fiquei um ano parado, isso perde ritmo, mas estou treinando bem, com a cabeça boa e espero chegar dentro da quadra e fazer o meu melhor. Se eu vou ganhar ou perder, não sei, mas que eu tenha satisfação e a sensação de dever cumprido, de entrar dentro de quadra e dar o meu melhor, tentar de tudo, e é isso que tenho feito em meus jogos e está dando certo, independente de vitória ou derrota,” explicou de Paula.
O Campeonato Internacional de Tênis de Santos contará ainda com a presença de outros cinco brasileiros já confirmados na chave principal : Thiago Monteiro, João Souza, Rogerio Dutra Silva, André Ghem e Caio Zampieri. No qualifying, que distribui mais quatro vagas, outros nove tenistas do Brasil têm chance de entrar na disputa que distribui US$ 40 mil em prêmios e pontuação de US$ 50 mil, por oferecer hospedagem aos jogadores.
O qualifying será jogado no próximo final de semana, a partir das 10 horas, no Tênis Clube de Santos. A entrada é gratuita.
Lia Benthien e Sheila Vieira