Nesta quarta-feira (21), em um jogo decidido apenas nos pontos finais do match tie break, eles derrotaram a dupla formada por Kei Nishikori e Fernando Verdasco. Agora enfrentam os espanhóis Roberto Bautista e David Ferrer em busca da vaga nas semifinais
São Paulo (SP) – A dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot precisou de três sets e muita concentração e confiança nos pontos decisivos para garantir uma vaga nas quartas de final do Gerry Weber Open, o ATP 500 que está sendo disputado em Halle, na Alemanha. Nesta quarta-feira (21), em sua estreia no torneio, Melo e Kubot venceram o japonês Kei Nishikori e o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 10/8, em 1h23.
Agora, o mineiro Melo e o polonês Kubot – cabeças de chave número 1 – buscam um lugar nas semifinais diante dos espanhóis Roberto Bautista e David Ferrer. A partida está marcada para esta quinta-feira (22), a primeira na programação da quadra 1, a partir das 7h da manhã (horário de Brasília). Este é o segundo torneio que eles disputam na grama, como preparação para Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, que será realizado em Londres, na Inglaterra, no início de julho.
O jogo, válido pela primeira rodada da chave de duplas em Halle, foi definido apenas nos pontos finais do match tie break. Melo e Kubot, motivados pelo título conquistado na grama, na semana anterior, no Ricoh Open, na Holanda, começaram dispostos a confirmar o seu favoritismo e, logo no primeiro game, quebraram o serviço dos adversários para marcar 1/0, abrir 2/0 em um ace de Melo e manter o controle do primeiro set, fechando em 6/4, após 30 minutos.
A segunda série foi muito equilibrada, com as duas duplas mantendo seus saques até o décimo e último game, quando Nishikori e Verdasco conseguiram o break para vencer por 6/4. Empatada, a partida foi para o match tie break, mais uma vez muito disputado e definido apenas nos pontos finais. Melo e Kubot reverteram a desvantagem no 8/7, empataram em 8/8, passaram à frente, marcando 9/8, e fecharam em 10/8 para avançar as quartas de final.
“Fiquei muito feliz, mais uma vez, com o nosso desempenho. Encaramos uma dupla realmente muito difícil, o Nishikori, junto com Verdasco, este vindo de uma semifinal de Roland Garros, sabe muito bem jogar uma dupla, com seu saque de canhoto, e desempenhamos bem o nosso jogo. No match tie break, conseguimos usar a confiança conquistada com o título na Holanda, na grama, para reverter a desvantagem no 8/7 e vencer. Isso nos deixa mais confiantes ainda. Assim, a estreia foi muito boa e, agora, é seguir com tudo para a próxima rodada”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Terceiro no ranking mundial individual de duplas – Campeão na Holanda, Melo subiu de quarto para terceiro lugar no ranking mundial individual de duplas, com 7050 pontos. Kubot foi de décimo para oitavo do mundo. E juntos consolidaram ainda mais a liderança no ATP Doubles Team Race to London, que define as oito melhores parcerias de 2017 para disputar o ATP Finals, somando agora 3660 pontos – 400 a mais que a dupla segunda colocada, Henri Kontinen (FIN) e John Peers (AUS).
Recordista de títulos entre os brasileiros – Nesta temporada, com Kubot, Melo tem 25 vitórias, incluindo a 400ª da carreira, obtida na estreia em Roland Garros, e os títulos de dois Masters 1000 – Miami e Madri – e o ATP 250 da Holanda. Ao lado de Bruno Soares, é o brasileiro com mais títulos na carreira, com 25 conquistas. E também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).
Doro Jr./Deborah Mamone