Londres/Inglaterra – A organização de Wimbledon, segundo evento de Grand Slam da temporada, em cerimônia que todo ano é sempre muito concorrida, fará na manhã desta sexta-feira (6h00 min Brasília), o sorteio das chaves da competição que começa na próxima segunda-feira, nas quadras de grama do All England Lawn Tennis Club.
Os cabeças de chaves das chaves masculina e feminina já são conhecidos. Wimbledon é o único evento onde o ranking utilizado para a distribuição dos tenistas nas chaves segue de forma diferente as tabelas da ATP e WTA.
Os britânicos consideram a pontuação em dobro dos pontos obtidos nos últimos doze meses em torneios com piso de grama. Também utilizam os pontos conquistados no período anterior (junho 2015 a junho de 2016) acrescidos de bônus de 75%.
Desta forma, os cabeças de chaves são direcionados para suas posições, que nem sempre batem com ranking. Este ano, Murray, Djokovic, Federer e Nadal, são os quatro melhores classificados.
O luxemburguês Gilles Muller que é o 26º do ranking, mas que conquistou o ATP de ´s-Hertogenbosch, e em 2016 foi finalista em New Port, foi alçado a 16º cabeça de chave.
O mesmo critério é utilizado para o ranking feminino. A norte-americana Serena Williams, ausente do circuito, por estar grávida, mudou ainda mais a escolha das favoritas. Um destes exemplos é Victoria Azarenka, que ficou afastada do circuito e solicitou o ranking protegido, sairá solta na chave e poderá fazer grande estrago.
Luiz Fernandes