Thomaz Bellucci volta oficialmente a competir no circuito mundial nesta 2ª. feira à noite. Ele enfrenta o tricampeão do ATP 250 de Quito, o dominicano Victor Estrella Burgos, na primeira rodada da competição.
Esta será a quarta vez seguida que Bellucci (107º no ranking mundial) e Burgos (86º.) se enfrentam no ATP equatoriano, todas com vitória do adversário, em rodadas decisivas. Mas, para o brasileiro, esta partida, terá um significado diferente.
A partida marca a volta às quadras de Bellucci, que não joga desde setembro*. “Estou super motivado. Estava sentindo falta de viajar, de ter essa adrenalina de competição e de estar no meio da galera,” disse o tenista. “Certamente é uma estreia muito dura. Ele defende o título, já ganhou três vezes aqui e joga muito bem nessas condições. Mas, ao mesmo tempo eu quero curtir e desfrutar dessa minha volta. A pressão está mais do lado dele do que para o meu, já que ele nunca perdeu aqui. O meu objetivo é entrar em quadra, dar o meu melhor e lutar até o último ponto.”
Nas três vezes que jogou o ATP de Quito, Bellucci fez duas semifinais (2015 e 2017) e uma final (2016). Foi superado em todas por Estrella Burgos.
O brasileiro também está na chave de duplas, ao lado do técnico André Sá. Eles enfrentam Pablo Carreño Busta e Guillermo Duran, sem data marcada ainda.
A estreia no ATP de Quito, também marca a primeira vez que Bellucci jogará tendo a carreira gerenciada pela Linkinfirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres. O tenista, que já alcançou a 21a. posição no ranking mundial, entrará em quadra, com os patrocínios da Wilson e da Claro renovados e também com a nova parceria da Angá Asset Management.
Depois de Quito, Bellucci joga o ATP de Buenos Aires, o Rio Open e o Brasil Open.
*Bellucci ficou afastado das quadras por ingerir de forma não intencional um multivitamínico com contaminação cruzada (hidroclorotiazida). A suspensão de 5 meses teve início no dia 1o. de setembro de 2017 e terminou nesta quarta-feira, 31 de janeiro.
Diana Gabanyi