Thiago Monteiro (Angá/Elemidia/Joma/Babolat), número 145 do mundo, conquistou sua vaga na chave principal do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, após cair na final do torneio qualificatório diante do eslovaco Jozef Kovalik, 112º do mundo, pelo placar de 6/3 3/6 6/0 em 1h52 de partida e entrar como lucky-loser. O torneio alemão é disputado no saibro e distribui € 1,6 milhão em premiações.
O atleta Tennis Route, equipe do Rio de Janeiro, encarou uma difícil final no quali. Mas pouco após a derrota às portas da chave principal viu uma vaga surgir após a desistência do italiano Andrea Seppi por problemas físicos. Entre os derrotados do quali, Monteiro foi o “sortudo” sorteado para a vaga de Seppi e desafia o experiente francês, de 33 anos e 39º do mundo.
O canhoto cearense sabe que será uma estreia dura e aponta o rival como favorito na disputa a ser realizada na próxima terça-feira: “Simon é um cara que contra-ataca bem, tem uma boa esquerda e muda bem a direção da bola com este golpe. Além disso, mexe bem com a bola no decorrer do tempo e defende-se muito bem quando atacado. Ele é favorito”. Monteiro recorda que Simon foi campeão em Hamburgo na edição 2011, o que respalda, junto à sua experiência, seu favoritismo no encontro: “Ele já ganhou este torneio, então, conhece bem as condições e está adaptado”.
Reconhecendo as qualidades do rival, o atleta da Tennis Route acredita na vitória e sabe o que deve fazer em quadra: “Vamos pra cima. Vou tentar jogar o melhor tênis da minha vida. Preciso sacar bem, ser inteligente para devolver muito bem, já que o saque não é sua maior força. Preciso jogar bem agressivo, sabendo que é sempre perigoso jogar contra alguém como Simon”.
Thiago Monteiro e Gilles Simon se enfrentaram apenas uma vez no circuito mundial, no saibro de Gstaad, na Suíça, em 2016, com vitória em sets diretos do brasileiro.
Fabrizio Gallas