Jogo será às 2h30 (horário de Brasília) na quadra central
São Paulo (SP) – Marcelo Melo e Lukasz Kubot buscam chegar, na madrugada deste sábado (13), à segunda final seguida na China. Campeões do ATP 500 de Beijing, na semana passada, a dupla está na semifinal do Masters 1000 de Xangai. Na partida marcada para as 2h30 (horário de Brasília), na quadra central, Melo e Kubot – cabeças de chave número 3 – voltam a enfrentar o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic – cabeças 2 do torneio -, a quem derrotaram para ficar com o título em Beijing. Se conquistar lugar na decisão, o mineiro Marcelo terá pela frente o também mineiro Bruno Soares, que já garantiu vaga ao lado do britânico Jamie Murray.
Na madrugada desta sexta-feira (12), Melo e Kubot comemoraram a sexta vitória seguida na China – a segunda em Xangai – vencendo o sul-africano Raven Klaasen e o neozelandês Michael Venus – cabeças 7 – por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7-3), 4/6 e 10-7, em 1h47min, pelas quartas de final. Marach e Pavic passaram pelos croatas Ivan Dodig e Nikola Mektic – cabeças 8 – também por 2 a 1 (3/6, 6/2 e 10-6).
“Muito feliz com a vitória aqui hoje (sexta). Conseguimos jogar muito bem. Contornamos algumas situações durante o primeiro set. Depois, no segundo, eles saíram quebrando logo no início e, no match tie-break, impusemos nosso jogo e conseguimos terminar com bastante confiança. Isso é muito importante para nós“, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.
Melo e Kubot, repetindo o que vem fazendo nas partidas que disputaram na China, jogaram muito bem e com confiança para garantir mais uma vitória. Começaram o jogo com uma quebra logo no terceiro game, abrindo na sequência 3/1. Quando sacavam para fechar em 6/4, viram os adversários devolverem o break e a definição foi para o tie-break. Aí dominaram para fechar em 7/6 (7-3). No segundo set, Klaasen e Venus quebraram no primeiro game e administraram a vantagem para vencer por 6/4. Mas, Melo e Kubot não se abalaram. No match tie-break ganharam por 10-7 para avançar no torneio.
“Amanhã (sábado) temos, de novo, um jogo muito duro, diante do Marach e do Pavic. Acabamos de jogar com eles na final de Beijing, mas as condições aqui são bem diferentes. Então vamos com tudo e usar essa confiança toda dos últimos jogos para, quem sabe, passar para mais uma final aqui em Xangai”, completou Marcelo, vice-campeão no ano passado ao lado de Kubot.
Depois de Xangai, a sequência da dupla, em quadra rápida, neste final de temporada, terá o ATP 500 de Viena, na Áustria, com início no dia 22, e o Masters 1000 de Paris, na França, no dia 29. Melo e Kubot estão em sexto lugar no ranking que define as oito melhores parcerias para a disputa do ATP Finals, em Londres, na Inglaterra, no mês de novembro, com 4.070 pontos. No ranking mundial individual de duplas, eles dividem a quinta colocação, com 6.200 pontos.
52 partidas, 35 vitórias e três títulos na temporada – O brasileiro Marcelo Melo, 35 anos, e o polonês Lukasz Kubot, 36 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada 2017. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016.
Doro Jr./Deborah Mamone