Rio de Janeiro/RJ – O italiano Matteo Berrettini precisou de três sets para derrotar o brasileiro Thiago Monteiro, nesta sexta-feira, e estrear com vitória no Rio Open apresentado pela Claro. Com a torcida da avó brasileira Lúcia e de outros familiares, o número 6 do ranking mundial marcou 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (6) e 6/3, em um jogo que foi interrompido pela chuva. Depois de Berrettini abrir 4 a 3 no terceiro set, os jogadores tiveram que sair da quadra. Quase seis horas depois, retornaram e o vice-campeão de Wimbledon 2021 se manteve à frente para confirmar a vitória. Neste sábado, por volta das 15h, ele enfrentará o espanhol Carlos Alcaraz, que venceu o argentino Federico Delbonis por 6/4 e 7/6 (1).
A chuva cancelou três jogos das quartas de final programados para esta sexta. Eles foram remarcados para este sábado. O argentino Diego Schwartzman e o espanhol Pablo Andujar se enfrentam ao meio-dia, na quadra Guga Kuerten. No mesmo horário, na quadra 1, o sérvio Miomir Kecmanovic pega o argentino Francisco Cerundolo. E na sequência, o italiano Fabio Fognini encara o argentino Federico Coria.
Com o cancelamento da sessão desta sexta (dia 18), a programação sofreu alterações. A sessão de sexta foi transferida para sábado, em uma sessão extraordinária, a partir das 12h, e os portões serão abertos às 10h. Os ingressos comprados para a sessão de sexta da cadeira lateral e cadeira fundo serão válidos unicamente para a sessão extraordinária de sábado, 12h, apresentando o mesmo ticket e não darão acesso à sessão regular de sábado. Quem não comparecer poderá solicitar o reembolso (mais informações a partir de segunda-feira). Os ingressos da sessão de sexta-feira tipo cortesia, corporativo, VIP ou de gratuidade não terão validade e não darão acesso ao evento. Os portadores de ingressos de todos os tipos de sábado terão acesso ao evento somente a partir das 15h, com a sessão de sábado programada para começar não antes das 17h.
Italiano se sente meio brasileiro e espera apoio da torcida
É a primeira vez que o número 6 do mundo disputa o Rio Open, na cidade onde sua avó nasceu. Berrettini fechou o primeiro set por 6/4, e teve dois match points no tie-break do segundo set, quando abriu 6 a 4. Monteiro buscou e fechou no 8/6, levantando a torcida. No terceiro, o italiano fez 4 a 3 quando a chuva caiu e a partida foi interrompida. No retorno, Berrettini quebrou o saque do brasileiro e sacou para avançar às quartas.
“Foi bem difícil esperar essas horas todas, mas tênis é assim mesmo. Quando jogamos no saibro, num lugar úmido como aqui, pode chover. Thiago jogou muito bem, principalmente por estar em casa, com a torcida ao lado, então estou feliz por ter avançado. Agora é descansar depois desse dia longo”, disse Berrettini, que torce pelo apoio dos fãs brasileiros nas quartas. “Me sinto meio brasileiro, então espero que a torcida fique do meu lado, vamos ver”.
Berrettini e Alcaraz já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada um. A última, pela terceira rodada do Australian Open, em janeiro, foi disputadíssima, com vitória do italiano no quinto set. Para avançar, o jovem de 18 anos passou por Delbonis em jogo que começou na quinta e foi adiado pela chuva. “Foi um dia complicado, esperando para ver se ia jogar ou não, mas no fim acredito que fiz uma boa partida, e estou feliz por jogar as quartas”, disse o campeão do Next Gen ATP Finals de 2021, e que conquistou sua primeira partida nível ATP, em 2020 no Rio, quando tinha 16 anos. “Joguei grandes batalhas com Matteo, ambas no piso duro, estou animado por enfrentá-lo de novo”.
Monteiro comentou sobre a derrota para Berrettini. “Difícil retomar o jogo num momento que ele tinha um break point. Tentei voltar de forma solta, mas é estranho porque você começa o jogo e está num momento super crucial. De qualquer forma, saio satisfeito, joguei num nível bom e saio do Rio Open confiante e mais otimista”.
Pela chave de duplas, o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray buscam a inédita vaga na final neste sábado, por volta das 15h, na quadra 1, contra os campeões da edição 2020, o argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers.
Na outra semifinal, Fognini e o compatriota Simone Bolelli enfrentarão os vencedores da partida entre o mexicano Santiago Gonzalez e o argentino Andres Molteni, que também foi adiada para sábado, às 13h.
RESULTADOS SEXTA-FEIRA:
[1] Matteo Berrettini (ITA) 2 x 1 [WC] Thiago Monteiro (BRA) – 6/4, 6/7 (6) e 6/3
[7] Carlos Alcaraz (ESP) 2 x 0 Federico Delbonis (ARG) – 6/4 e 7/6 (1)
[3] Jaime Murray (GBR)/Bruno Soares (BRA) x Benoit Paire (FRA)/Albert Ramos-Vinolas (ESP) – 6/3 e 6/4
[1] Marcel Granollers (ESP)/Horacio Zeballos (ARG) x Carlos Alcaraz (ESP)/Pablo Carreño Busta (ESP) – W.O.
JOGOS DE SÁBADO:
12h – quadra Guga Kuerten
[PR] Pablo Andujar (ESP) x [3] Diego Schwartzman (ARG)
Não antes das 15h
[1] Matteo Berrettini (ITA) x [7] Carlos Alcaraz (ESP)
Não antes das 17h
[PR] Pablo Andujar (ESP) ou [3] Diego Schwartzman (ARG) x Miomir Kecmanovic (SRB) ou [SE] Francisco Cerundolo (ARG)
[1] Matteo Berrettini (ITA) ou [7] Carlos Alcaraz (ESP) x Fabio Fognini (ITA) ou Federico Coria (ARG)
12h – quadra 1
Miomir Kecmanovic (SRB) x [SE] Francisco Cerundolo (ARG)
Fabio Fognini (ITA) x Federico Coria (ARG)
Não antes das 15h
[1] Marcel Granollers (ESP)/Horacio Zeballos (ARG) x [3] Jaime Murray (GBR)/Bruno Soares (BRA)
13h – quadra 4
Santiago Gonzalez (MEX)/Andres Molteni (ARG) x Lorenzo Sonego (ITA)/Andrea Vavassori (ITA) – 5/4
Não antes das 17h
Simone Bolelli (ITA)/Fabio Fognini (ITA) x Santiago Gonzalez (MEX)/Andres Molteni (ARG) ou Lorenzo Sonego (ITA)/Andrea Vavassori (ITA)