Campinas/São Paulo – Como manda a tradição, o Campeonato Internacional de Tênis reunirá mais uma vez no saibro campineiro os principais destaques do tênis nacional, jogadores do top 100 e históricos campeões. A lista divulgada pela ATP contempla os 21 primeiros classificados, que entram em quadra a partir de 3 de outubro no torneio patrocinado pelo Santander Brasil e que distribui US$ 53,1 mil em premiação, além de pontos para o ranking mundial.
No topo da relação de Campinas, aparece Daniel Altmaier, 96º do ranking, que disputou todos os Grand Slams em 2022 e chegou a vencer Matteo Berrettini há dois anos, em Roland Garros. O segundo favorito da chave será o peruano Juan Pablo Varillas, 100º. O jogador de 26 anos já sentiu o gostinho de levantar a taça em Campinas, em 2019, e atravessa seu melhor momento da carreira.
Na lista confirmada, também há mais dois campeões que chegam com confiança a Campinas: o argentino Facundo Bagnis, que levou a melhor em 2016, e o português Gastão Elias, vencedor exatamente na edição seguinte.
REPRESENTANTES DA CASA
Do Brasil, a lista do ATP Challenger de Campinas reserva, até o momento, três representantes na chave: Felipe Meligeni Alves, Daniel Dutra da Silva e Matheus Pucinelli. Do grupo, quem soma mais “anos de casa” é Danielzinho. Aos 34 anos, o jogador vive seu melhor momento no circuito e recentemente disputou o qualifying do US Open
Campeão de 24 Futures na carreira, Daniel encara uma temporada de ascensão no circuito da ATP em que se aventurou em série de Challengers. Com isso, o paulista de Parelheiros escalou no ranking e está à beira de furar o top 200. Por isso, a expectativa por sua sétima participação em Campinas é alta para superar seu melhor resultado, as oitavas de final de 2013.
“Está sendo uma temporada muito boa, pois consegui jogar vários Challengers, consegui entrar em ATP e acabo de jogar um Grand Slam. Estou muito feliz e motivo para seguir evoluindo, já que fazia muito tempo que não disputava esses torneios maiores. Estou 110% focado, algo que não vinha acontecendo há um tempo, e colocando minha intenção e atenção no que eu quero fazer e o que preciso para jogar nesse nível”, avalia Danielzinho, 214º do mundo.
Quem poderá ter o gostinho de atuar novamente em casa é o jovem Matheus Pucinelli, 224º do ranking e quarto melhor jogador do Brasil na atualidade. O campineiro, convocado para defender o país na Copa Davis neste fim de semana contra Portugal, admite estar ansioso para uma boa campanha na Hípica, especialmente em uma temporada em que já ganhou partidas de nível ATP.
“Campinas é um local muito especial para mim, pois é uma oportunidade única para atuar em casa, diante de minha família e amigos. É o torneio onde joguei minhas primeiras partidas de Challenger. Neste ano, estou mais acostumado a jogar nesse nível do circuito, então espero usar essa energia da torcida a meu favor”, vibra Pucinelli.
Por sua vez, Felipe Meligeni Alves deve aparecer entre os cabeças de chave na 12ª edição do Campeonato Internacional de Tênis. O jogador de 24 anos tentará ir além das semifinais alcançadas em 2020 e atuar em sua cidade natal é mais um fator de motivação. Meligeni, número 2 do Brasil no ranking, chegará à Hípica após a disputa da Copa Davis, em que será titular contra Portugal pelo Grupo Mundial I.
O qualifying também reserva boas perspectivas para o Brasil. Estão assegurados o paranaense Thiago Wild, ex-top 100 e campeão do ATP de Santiago em 2020, o paulista Pedro Sakamoto e o pernambucano José Pereira. Vale reforçar que os wild cards serão anunciados nos próximos dias pelo Instituto Sports.
Veja a lista de jogadores confirmados em Campinas:
1. Daniel Altmaier (GER)
2. Juan Pablo Varillas (PER)
3. Camilo Ugo Carabelli (ARG)
4. Facundo Bagnis (ARG)
5. Juan Pablo Ficovich (ARG)
6. Facundo Mena (ARG)
7. Felipe Meligeni Alves (BRA)
8. Alexandre Muller (FRA)
9. Yannick Hanfmann (GER)
10. Santiago Rodriguez Taverna (ARG)
11. Renzo Olivo (ARG)
12. Thiago Agustin Tirante (ARG)
13. Juan Manuel Cerundolo (ARG)
14. Luciano Darderi (ITA)
15. Gastão Elias (POR)
16. Daniel Dutra da Silva (BRA)
17. Sumit Nagal (IND)
18. Francisco Comesana (ARG)
19. Matheus Pucinelli de Almeida (BRA)
20. Alessandro Giannessi (ITA)
21. Dmitry Popko (KAZ)