Partida de duplas pode definir confronto neste sábado
Florianópolis (SC) – O Time Brasil BRB largou na frente no primeiro dia do duelo contra a China pelos Playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis by Rakuten.
Nesta sexta-feira (3), Matheus Pucinelli e Thiago Monteiro venceram seus jogos, no Estádio Guga Kuerten, no Costão do Santinho, e o Brasil abriu a vantagem de 2 a 0 no confronto.
Os países voltam a se enfrentar neste sábado, a partir das 10h30, podendo definir o confronto a favor do Brasil na partida de duplas entre Felipe Meligeni/Rafael Matos e Rigele Te/Ze Zhang. Caso seja necessário, os jogos de simples terão Thiago Monteiro vs Rigele Te e Matheus Pucinelli vs Jie Cui. Os jogos serão transmitidos ao vivo pelo Sportv 3.
Disputando sua segunda partida na Copa Davis, Pucinelli enfrentou Rigele Te e não deu chances para o adversário, vencendo a partida por 6/1 6/2. O tenista destacou o apoio da torcida na vitória: “Consegui impor bem o meu ritmo e ter o pessoal chamando meu nome só aumentou a minha gana em trazer esse primeiro ponto. Com a vantagem desde o início do jogo, comecei a fazer um jogo mental com o adversário e tudo funcionou bem em quadra.”
Na partida seguinte, Thiago Monteiro teve mais dificuldades contra Jie Cui. O cearense começou atrás no placar e só conseguiu tomar a vantagem depois de sete games, garantindo o primeiro set em 6/3. No segundo, o cearense ainda teve um páreo duro, mas foi superior fisicamente e conseguiu garantir a vitória por 6/4.
Monteiro cita o ‘fator Copa Davis’ para explicar o alto nível da partida. “Essa é uma competição que todos dão o máximo e a dificuldade sempre aumenta. Agora fico feliz de ter garantido uma vantagem importante para o time”, comentou.
Mesmo com o 2 a 0 no primeiro dia, o capitão Jaime Oncins não vê favoritismo do Time Brasil BRB contra os chineses: “Claro que é muito bom começar com duas vitórias, mas não tem nada definido. Precisamos manter o foco, porque ainda precisamos de vencer mais uma partida amanhã”, completou.
Confira os resultados de sexta-feira – 3 de fevereiro:
Matheus Pucinelli d. Rigele Te – 6/1 6/2
Thiago Monteiro d. Jie Cui – 6/3 6/4
Programação de sábado – 4 de fevereiro
10h30 – Felipe Meligeni/Rafael Matos vs Rigele Te/Ze Zhang
A seguir – Thiago Monteiro x Rigele Te
A seguir – Matheus Pucinelli x Jie Cui
CBT homenageia Fernando Meligeni pelos 20 anos do ouro no Pan-Americano
O clima de emoção tomou conta das arquibancadas, nesta sexta-feira, durante o confronto entre o Time Brasil BRB e China na Copa Davis. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) prestou uma homenagem ao ex-tenista Fernando Meligeni pelos 20 anos da conquista do ouro no Pan-Americano de Santo Domingo (República Dominicana).
A homenagem aconteceu entre o primeiro e segundo jogo do dia. Meligeni recebeu das mãos do presidente da CBT, Rafael Westrupp, uma placa de agradecimento pelos feitos dentro e fora das quadras e, na sequência, também foi exibido um vídeo de amigos e familiares no telão para ele e toda a torcida relembrarem a carreira de “Fininho”.
“Eu tenho muito a agradecer ao Rafael Westrupp e à CBT. Esse ano completam duas décadas dessa conquista e foi a minha primeira grande homenagem. Também gostaria de dizer para o público aqui presente que é muito mais fácil seguir lutando em quadra quando tem uma torcida gritando e incentivando como vocês estão fazendo aqui com os meninos”, celebrou Meligeni.
Fernando Meligeni é um dos maiores tenistas da história do Brasil e encerrou a carreira justamente no ouro de Santo Domingo. Ex-top 25, ele também foi 4o lugar nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, conquistou três títulos de ATP, chegou à semifinal de Roland Garros, em 1999, e tem 19 confrontos na Copa Davis, sendo 13 vitórias. Entre as participações, fez parte da equipe que chegou à semifinal do torneio, melhor resultado do Brasil até hoje.