Rio de Janeiro/RJ – A nona edição do Rio Open apresentado pela Claro começa nesta segunda-feira, no Jockey Club Brasileiro, com o duelo entre o brasileiro Thiago Monteiro e o austríaco Dominic Thiem, e as estreias da jovem promessa do Brasil, o carioca João Fonseca, e do italiano Lorenzo Musetti, número 20 do circuito mundial. Fonseca abre o maior torneio de tênis da América do Sul às 16h30 contra o eslovaco Alex Molcan. Monteiro e Thiem jogam na rodada noturna, não antes das 19h. Após essa partida, Musetti enfrentará o chileno Nicolas Jarry, que veio do qualifying.
O Rio Open é um dos 13 campeonatos de nível ATP 500, uma das categorias mais importantes do tênis. É um dos três eventos desse porte disputados no saibro, junto com Hamburgo e Barcelona. O esporte é a atração principal, mas o público contará também com uma experiência completa de gastronomia, diversão e arte durante o evento.
Primeiro jogo entre Thiem e Monteiro
Será a primeira vez que Monteiro enfrentará Thiem, campeão do US Open 2020, e do Rio Open 2017. O número 1 do Brasil tem como melhor resultado no Rio as quartas de final em 2017. Foi no Rio Open também que o cearense conquistou sua primeira vitória em um torneio ATP, em 2016, contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, então número 9 do mundo.
O austríaco tem 17 títulos na carreira, mas desde que sofreu uma lesão no punho direito em 2021 luta para voltar ao nível de antes. “Conheço o Thiago desde juvenil, é uma grande pessoa, um bom jogador. Já treinamos algumas vezes, mas nunca nos enfrentamos, então é sempre uma incógnita. Como ele é o melhor jogador do Brasil espero uma grande atmosfera para o jogo”, disse o austríaco.
Outro jogo que promete nesta segunda será entre a jovem promessa do tênis brasileiro, o carioca João Fonseca, de 16 anos, e o eslovaco Alex Molcan. Fonseca iria enfrentar o argentino Federico Coria na estreia, mas ele sofreu uma lesão no ombro direito, e desistiu.
Melhor brasileiro do ranking da ITF – 13° -, Fonseca foi premiado com um convite pela IMG, se destacando entre diversos juvenis pelo mundo. Fez parte da equipe do Brasil que conquistou o inédito título da Copa Davis Junior em 2022 e é um dos grandes nomes da nova geração brasileira do tênis.
A rodada também vai ter a estreia de dois campeões do Rio Open. O chileno Cristian Garin, vencedor em 2020, jogará contra o espanhol Pedro Martinez. Já o sérvio Laslo Djere, que levantou o troféu em 2019, terá pela frente o argentino Facundo Bagnis, que veio do qualifying.
ORDER OF PLAY – MONDAY, FEBRUARY 20, 2023
QUADRA GUGA KUERTEN – 16h30
[9] Alex Molcan (SVK) x [WC] João Fonseca (BRA)
Não antes das 19h
[PR] Dominic Thiem (AUT) x Thiago Monteiro (BRA)
[3] Lorenzo Musetti (ITA) x Nicolas Jarry (CHI)
QUADRA 1 – 16h30
Pedro Martinez (ESP) x Cristian Garin (CHI)
Laslo Djere (SRB) x Facundo Bagnis (ARG)
Sebastian Baez (ARG)/Albert Ramos-Vinolas (ESP) x Nathaniel Lammons (USA)/Jackson Withrow (USA)
QUADRA 2 – 16h30
João Sousa (POR) x [PR] Hugo Dellien (BOL)
Pedro Cachin (ARG)/Francisco Cerundolo (ARG) x Tomas Etcheverry (ARG)/Diego Schwartzman (ARG)
RESULTADOS QUALIFYING
Hugo Gaston (FRA) 2 x 0 Eduardo Ribeiro (BRA) – 6/2 e 7/6 (4)
Nicolas Jarry (CHI) 2 x 0 Juan Manuel Cerundolo (ARG) – 6/2 e 6/3
Facundo Bagnis (ARG) 2 x 0 Yannick Hanfmann (ALE) – 7/6 (6) e 6/3
Tomas Barrios Vera (CHI) 2 x 0 Alejandro Tabilo (CHI) – 6/4 e 6/4
Nikola Cacic (SER)/Andrea Pellegrino (ITA) 2 x 0 Mateus Alves/João Fonseca (BRA) – 6/4 e 6/2