Rio de Janeiro/RJ – O britânico Cameron Norrie, 13º do mundo, e segundo principal favorito ao título do Rio Open, teve muito trabalho diante do espanhol Barnabe Zapata Miralles, 63º, e garantiu vaga na decisão do ATP 500 do Rio de Janeiro.
Em duelo que teve 2h29min de duração, Norrie marcou 2 sets a 1, parciais de 6/2, 3/6 e 7/6(3).
Na decisão, o britânico vai enfrentar o vencedor do confronto entre o espanhol Carlos Alcaraz, 2º do mundo, principal favorito ao título, e o qualifier chinelo Nicolas Jarry.
Aos 27 anos, Norrie que tem 17 vitórias em 2023, chegou pela terceira vez na carreira a decisão em um evento ATP 500. Nas vezes anteriores (Acapulco 2022 e Queens 2021, ele saiu com o vice-campeonato. Na semana passada, no ATP 250 de Buenos Aires, ele foi derrotado na final pelo espanhol Carlos Alcaraz.
“Comecei muito bem, estava comandando os pontos, mas no segundo, saí um pouco do jogo e ele aumentou a intensidade”, contou Norrie, que tem quatro títulos na carreira.
“No terceiro set eu saquei muito bem, principalmente no tiebreak, e isso fez a diferença. Estou muito feliz por chegar à final, está sendo desafiador jogar no saibro, tenho oscilado um pouco, mas estou satisfeito”, continuou. “Para ganhar amanhã preciso jogar ainda melhor. Tenho que jogar muito bem nos momentos decisivos”.
Chegar à decisão no Rio Open, até o momento é a melhor colocação do britânico, em 2019, ele caiu na segunda-rodada.
Já o espanhol Zapata Miralles que também veio pela segunda vez ao Rio e pela primeira vez na carreira disputou uma semifinal de um ATP 500. “Saio com gosto ruim na boca porque joguei bem, em alto nível. Sabia que seria um jogo duro, ele tem jogo de top 10, mas estou contente pelo trabalho nessas últimas semanas, o importante agora é manter esse nível”, finalizou o espanhol que na semana passada chegou a semifinal do ATP 250 de Buenos Aires.
Luiz Fernandes