O público compareceu, fez bonito e acompanhou de perto o encerramento da Brasil Juniors Cup, durante o último domingo, dia 5, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. A sede da capital gaúcha recebeu as partidas finais das categorias 18 anos masculino e feminino e foi o centro das atenções com os jogos dos principais atletas da categoria infantojuvenil do planeta. Foram duas semanas de muito tênis no Rio Grande do Sul, tendo as sedes do Recreio da Juventude (Caxias do Sul) recebendo os duelos das categorias 12, 14 e 16 anos, e a Associação Leopoldina Juvenil com as partidas das categorias de 18 anos e Tennis Kids. Participaram cerca de 800 atletas de 25 países do planeta.
Na decisão dos garotos, o norte-americano Darwin Blanch confirmou a consistência apresentada em todos seus jogos da competição, e bateu o belga Emilien Demat por dois sets a zero, com parciais de 6/4 e 6/1. Darwin vem de uma família tradicional de tenistas e tem dois irmãos disputando o circuito mundial. Além disso, o jovem fez história ao tornar-se no segundo tenista mais jovem a somar um ponto ATP, quando venceu um encontro no ITF M15 de Villena, disputado na Academia de Juan Carlos Ferrero, no ano passado.
Na outra final da Brasil Juniors Cup, disputada pelas meninas, a japonesa Sara Saito, cabeça de chave 1, superou a peruana Lucciana Perez Alarcon, cabeça 2, em um jogo equilibradíssimo com parciais de 7/6 (4) e 7/5, ficando com o título.
“Foi um período que reforçou como Porto Alegre abraça a Brasil Juniors Cup: talentos do tênis mundial em quadra, grande público acompanhando as disputas e o apoio de empresas e do poder público representam o sucesso da edição. É preciso que as próximas edições permaneçam no Rio Grande do Sul”, destacou Paulo Corazza, presidente da Associação Leopoldina Juvenil.
O presidente do Recreio da Juventude também comemorou a realização da competição com sucesso. “Foi uma grande honra para nós pela primeira vez na nossa história receber um torneio do nível da Brasil Juniors Cup e podermos ter atendido todas as expectativas da organização do evento com a nossa infraestrutura. Foi importante também poder receber em Caxias do Sul mais de 500 pessoas entre atletas, técnicos e equipes envolvidas no torneio, que ficaram aqui por mais de uma semana, isso é importante para divulgação da nossa cidade, do Clube e para a economia de Caxias do Sul”, disse Diego Biglia, presidente executivo do Recreio da Juventude.