Campinas (SP) – A segunda etapa do Circuito Feminino Future de Tênis terá em quadra duas promessas da novíssima geração do tênis brasileiro. Os organizadores deram convite para Nauhany Silva, de 14 anos, e para Pietra Rivoli, de 16, que assim poderão ganhar importância experiência no circuito profissional. O torneio de US$ 15 mil começou nesta segunda-feira na Sociedade Hípica de Campinas com a primeira rodada do qualificatório e segue até domingo.
Depois de ter completado 14 anos na última quinta-feira, Nauhany se tornou elegível para disputar suas primeiras competições profissionais. Fará sua partida de estreia contra a russa Maria Kononova, 635ª colocada no ranking profissional aos 27 anos. Em caso de vitória, Nauhany fazer duelo nacional contra a gaúcha Gabriela Cé, cabeça 3 do torneio, ou enfrentar uma tenista vinda do quali.
Pietra disputou a Billie Jean King Cup Junior na temporada passada e já atou em três torneios profissionais no ano passado, com uma vitória em Curitiba. Sua estreia em Campinas será contra uma tenista do quali. Se vencer, pode enfrentar a também convidada Sofia Albieri ou a romena Oana Gavrila, cabeça 4.
Campeã em São João da Boa Vista no último domingo, durante a primeira etapa o Circuito, Carol Meligeni estará em casa. A campineira será a segunda cabeça de chave e estreia diante da norte-americana Kylie Mckenzie. A chave principal tem mais duas brasileiras. A paulista Bruna Melato desafia a argentina Melany Krywoj, cabeça 7, e a brasiliense Luiza Fullana estreia contra a norte-americana Jaeda Daniel.
No qualififcatório, sete brasileiras avançaram para a rodada final e tentarão vaga na chave principal. Destaque para a catarinense Carolina Bohrer, de 16 anos, que confirmou a condição de cabeça 1 do quali e venceu duelo nacional contra Maria Luisa Oliveira, por 6/2 e 6/3. Ela enfrenta a uruguaia Juliana Rodriguez. Outras seis brasileiras disputam a rodada final do quali: Cecília Costa, Júlia Konishi, Paola Dalmônico, Maria Eduarda Lages, Helena Bueno, Camilla Bossi e Sofia Mendonça, sendo que estas duas últimas se enfrentam.
O Circuito Feminino Future de Tênis é apresentado pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte. Tem o patrocínio da Mills e a realização é do Instituto Esperança do Amanhã. A competição tem as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis.