Guarujá (SP) – Depois de longos seis meses sem competir no circuito, a canhota Beatriz Haddad Maia, a Bia, marcará seu retorno às quadras às 17 horas desta terça-feira, quando faz a estreia na condição de cabeça 3 na Taça Estado de São Paulo de Tênis, torneio que conta pontos para o ranking mundial e acontece nas quadras sintéticas da Sociedade Amigos do Jardim Acapulco.
Bia precisou se submeter a cirurgia para corrigir pequeno problema no ombro direito, fruto de uma queda sofrida em 2014, e aproveitou para mudar também sua equipe técnica. Agora treinando na Tennis Route, no Rio de Janeiro, ela recomeça a busca pelo top 100 do ranking. Sua adversária será a argentina Julieta Estable.
A talentosa canhota de 1,84m, na verdade, deveria ter feito sua reestreia na chave de duplas na tarde desta segunda-feira, ao lado da paulista Paula Gonçalves, mas a parceria paraguaia formada por Montserrat Gonzalez e Camila Campiz desistiu por problemas físicos.
“Quero desfrutar ao máximo cada partida, jogar solta e me impor na quadra. Aprendi muito durante este tempo em que fiquei parada e quero usar esse aprendizado ao meu favor daqui para frente”, garante Bia, agora número 246 do ranking.
A longa rodada desta terça-feira terá várias atrações, com entrada gratuita ao público. A romena e cabeça 1 Cristina Dinu abre a quadra principal às 10h contra a argentina Guadalupe Perez, seguindo-se a paulista Laura Pigossi contra Montserrat González. Em seguida, entra a suíça e ex-top 7 do ranking Patty Schnyder, que terá pela frente a espanhola Estrella Cabeza. Por fim, às 19h, Paula defende a condição de cabeça 7 diante da tcheca Karolina Muchova. Nas quadras secundárias, acontecem outros seis jogos de simples e um de duplas.
O torneio foi aberto nesta segunda-feira. Em duelo nacional, Nathalia Rossi avançou às oitavas de final ao superar Nathaly Kurata, por 6/3, 0/6 e 7/5, enquanto a romena Sorana Cirstea mostrou por que é a segunda principal inscrita e superou a ucraniana Oleksandra Korashvili, por duplo 6/3. Já a suíça Jil Teichmann tirou a argentina Victoria Bosio, em dois sets idênticos de 7/6 (8-6 no tie-break) e a argentina Catalina Pella passou pela espanhola Yvonne Cavalle, 6/4 e 6/3.