Guarujá (SP) – A paraguaia Montserrat González definitivamente se adapta às quadras de tênis brasileiras. A jogadora de 21 anos conquistou neste domingo o sexto troféu de sua curta carreira e o terceiro deles no Brasil ao levar a Taça Estado de São Paulo de Tênis, torneio que conta pontos para o ranking internacional.
A vitória foi emocionante e contou maciçamente com o apoio do bom público. Depois de perder o primeiro set por 1/6, Montserrat reagiu e derrotou a experiente Sorana Cirstea, romena que já foi 21ª do ranking, com parciais de 7/6 (5) e 6/2. O duelo demorou 1h54.
Atual 258º posto, a paraguaia somou 27 pontos no ranking e fica assim muito perto de entrar na faixa das top 200 pela segunda vez na carreira. Todos seus outros títulos vieram na temporada 2013, incluindo um em São José dos Campos e outro no Sauípe.
Cirstea, de 25 anos, ocupa atualmente o 243º posto do ranking depois de superar problemas físicos e cirurgia no ombro direito. Já conquistou um WTA, no piso sintético de Tashkent, e três torneios challengers de alta pontuação, porém o mais recente deles em 2011.
As duas finalistas do Guarujá seguem agora para o Torneio da Rivieira de São Lourenço, que começa já nesta segunda-feira oferecendo mais pontos para o ranking mundial da WTA.