A italiana Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros-2010, disputará um lugar na final do Rio Open contra a croata Petra Martic, ex-número 42 do mundo e atual 162º, neste sábado, em horário a ser definido.
Nas quartas de final, nesta sexta, a veterana de 35 anos venceu, de virada, a holandesa Cindy Burger, que veio do qualifying, por 3/6, 7/6 (6) e 6/3. Já Martic, responsável por eliminar a brasileira Teliana Pereira na primeira rodada, passou pela espanhola Lara Arruabarrena, cabeça de chave número 6 do torneio, por 6/4, 5/7 e 7/5.
Schiavone enfrentou Martic uma vez na carreira e a venceu. Foi em 2013, em Marrakesh, no caminho para conquistar o título do torneio. “Será uma partida bem difícil, porque o estilo de jogo dela combina numa quadra em que a bola quica muito. Da minha parte, gosto das condições daqui, de muito calor e umidade. Me preparei bem para jogar aqui”, disse a italiana, que se sente em casa no Brasil. “O país é muito interessante, conheço outros lugares como Florianópolis e São Paulo, seria incrível conquistar o título aqui”.
Pela chave de duplas feminina, a parceria formada pela argentina María Irigoyen e pela paraguaia Veronica Cepede Royg garantiu um lugar na final após vencer a colombiana Mariana Duque-Mariño e a alemã Tatjana Maria por 6/4, 3/6 e 11/9. Irigoyen foi campeã nas duplas na edição do Rio Open de 2014, ao lado da romena Irina-Camelia Begu. A dupla rival na decisão deste ano sairá da partida entre a francesa Alizé Lim e Schiavone e a britânica Tara Moore e a suíça Conny Perrin, programada para esta sexta-feira.
Diana Gabanyi/Camila Coimbra/Lia Benthien