Atleta está em Bari, na Itália, para jogar pelo Tênis Clube de Angiulli
O paulista Tiago Lopes (Tennis Square/Kirschbaum/Prognum) embarcou na semana passada para uma temporada de três meses na Europa. Ele iniciará disputando campeonatos de interclubes no sul da Itália, em Bari, e depois vai participar de alguns eventos profissionais da ITF. Os torneios entre clubes europeus representam uma grande ajuda financeira para o tenista se manter no circuito, além de continuar jogando em alto nível.
“Este é o quinto ano que disputo interclubes na Itália. Os jogos acontecem aos domingos, então tenho o resto da semana livre para jogar torneios profissionais. Desta forma, consigo conciliar as duas coisas. Além disso, disputamos bons jogos e o dinheiro recebido pelas partidas pode ser investido na carreira, já que é difícil arcar com todas as despesas do circuito”, explicou Tiago Lopes, atual 749º da ATP, que joga a série A do Campeonato Italiano pelo Tênis Clube de Angiulli.
Lopes tem família na Itália, mas conta que mesmo quem não tem passaporte europeu pode conseguir disputar estes eventos. “Eu tenho família aqui no sul da Itália e passaporte italiano. Isso facilitou bastante para ser chamado para os interclubes. Mas, hoje em dia, mesmo sem ser europeu, você pode conseguir participar destes eventos que acontecem principalmente na França, Alemanha, Áustria e Itália. Para os europeus é comum disputar estes torneios, inclusive os Top 100 ganham bastante dinheiro com isso. Ultimamente, tem aumentado o número de tenistas da América do Sul por aqui, inclusive, de brasileiros, já que participar dos interclubes ajuda bastante, principalmente para quem não tem patrocínio suficiente e precisa de apoio”, finalizou o atleta da Tennis Square.
Renata Mendes Dias