![Foto: Cristiano Andujar](https://i0.wp.com/localhost/tenisvirtual2023/site/wp-content/uploads/2016/07/Melo-e-Soares-BRA-by-andujarRED.jpg?resize=300%2C200)
Confronto será decidido neste domingo, a partir das 12h. Bellucci encara Gomez e Rogerinho duela com Quiroz na última partida na Arena Minas Tênis Clube em Belo Horizonte
Belo Horizonte (MG) – Jogando diante da sua torcida, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares garantiram, neste sábado, o segundo ponto do Time Correios Brasil no confronto com o Equador pelo Zonal Americano I da Copa Davis por BNP Paribas, na Arena Minas Tênis Clube, na capital mineira.
O Brasil terminou o segundo dia da competição com vantagem de 2 a 1 sobre o Equador. A decisão acontece neste domingo, a partir das 12h, com os tenistas número 1 de cada país se enfrentando, Thomaz Bellucci vs Emilio Gomez. A seguir, o quinto e último jogo do confronto entre os números 2: Rogério Dutra Silva vs Roberto Quiroz.
“Esses dois dias já deu para observar bem os jogadores deles. O Emilio eu já conhecia bem, o Quiroz um pouco menos. Já temos muito claro o que temos que fazer para garantir a vitória no confronto. O importante, além de te visto o Emilio jogar um pouco mais, vimos eles nas condições daqui o que eles estão fazendo de melhor e como é que a gente pode incomodá-los”, afirmou o capitão João Zwetsch.
Top 10 no ranking mundial, Melo e Soares, respectivamente 6º e 8º do mundo, tiveram trabalho para vencer a dupla equatoriana formada por Emilio Gomez (440º) e Roberto Quiroz (476º), por 6/7(4) 6/3 6/3 6/2, após 2h19min de partida.
Superiores no início, os equatorianos surpreenderam os brasileiros no primeiro set, que só foi decidido no tiebreak. Apesar da derrota no set inicial, Melo e Soares não se abateram, voltaram melhor no segundo set e reagiram com o apoio da torcida, que lotou a Arena Minas Tênis Clube, empatando a partida.
“Acho que eles entraram sem muita responsabilidade, sem muita coisa a perder, era um jogo importante, eles também tinham uma certa pressão, mas eles são muito mais franco-atiradores do que a gente, a responsabilidade era toda na nossa dupla. Eles conseguiram usar isso no primeiro set, sacaram super bem, mas muito mais por a gente demorar a acertar a mão, do que o mérito propriamente deles”, analisou Soares.
Mais à vontade em quadra, o Brasil chegou a abrir 3/0 no terceiro set e esteve à frente do placar durante toda a parcial. A dupla brasileira manteve a vantagem no quarto e último set e administrou o resultado até o final.
Para Melo, a experiência acabou fazendo a diferença: “Começamos jogando bem, com um pouquinho mais de erros porque eles também estavam jogando muito bem. A partir do momento que prevaleceu a nossa experiência, mudamos o estilo de jogo, começamos a devolver diferente, especialmente no meu caso, e isso acabou decidindo o segundo set e dominamos por completo”.
“No segundo, terceiro e quarto sets a gente pegou a mão da devolução, começamos a sentir bem a bola, a fazermos as coisas acontecerem e tomamos controle da situação. Não tivemos nenhum breakpoint, eles quase não tiveram chances e a gente sempre ali tendo as oportunidades. Por mais que eles tiveram o momento deles no primeiro set, nós conseguimos fazer uma grande partida principalmente nos três últimos sets”, completou Soares.
O capitão equatoriano, Raul Viver, apesar da derrota, gostou do desempenho de seus atletas. “Fizeram uma grande partida, não só no primeiro tempo, como em todo jogo. Estou muito satisfeito com a forma que encararam a partida diante de dois jogadores de grande nível e que mostraram todas as suas virtudes a partir do segundo set”.
Programação
DIA 3, domingo, 17
12h – Thomaz Bellucci vs Emilio Gomez
A seguir – Rogério Dutra Silva vs Roberto Quiroz
CBT – Assessoria de Imprensa