Santista Caio Silva passa pelo quali após grave lesão e gaúcho Fabrício Neis, novo top 100 nas duplas, também avança. Rodada começa às 11h.
As partidas da chave principal do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado por Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, começam a partir das 11h desta segunda-feira, no Tênis Clube de Santos. A rodada terá as estreias do carioca Fabiano de Paula, não antes de 14h30, e de mais seis brasileiros em simples.
O domingo teve a rodada final do qualifying, que definiu os últimos classificados para a chave principal. O santista Caio Silva, que passou oito meses parado, por conta de um edema ósseo no punho direito, derrotou Filipe Brandão por 7/5 e 6/3 e enfrentará o argentino Renzo Olivo às 11h na segunda, na Quadra 1.
Silva não jogou entre setembro de 2015 e maio de 2016 por causa da lesão, mas comentou que está recuperado e motivado no retorno aos torneios brasileiros: “Meu ranking quase zerou, ficou bem próximo disso. Nas últimas semanas, consegui achar um bom jeito de jogar sem tanta expectativa. Fiz alguns resultados e vim para o Brasil com outro ânimo, querendo treinar e jogar. Passei o quali em Curitiba. Foi bacana, aproveitei para vir para cá de novo. A lesão ficou para trás”.
Quem também passou pelo qualifying foi Fabrício Neis, que superou Gabriel Tumasonis por 6/1 e 6/3. Aos 26 anos, o gaúcho decidiu se especializar nas duplas e já venceu três títulos de Challenger na temporada, alcançando o top 100. “Meu objetivo agora nos torneios é a dupla e estou indo super bem, mas nunca disse adeus a simples. É sempre bom jogar um quali de Challenger. Nos dois últimos que eu passei, joguei super bem. Mas estou realmente voltado para as duplas”, afirmou Neis, adversário de André Miele.
Em Santos, Neis disputará a chave de duplas com o paulista Rogério Dutra Silva, com estreia nesta segunda. O gaúcho já projeta novos desafios na próxima temporada, graças à sua ascensão no ranking: “Sempre tive bons resultados nos Futures, agora estou jogando mais Challengers e quem sabe, no ano que vem, alguns ATPs”.
Resultados deste domingo (18/9):
Oscar José Gutierrez (BRA) v. Luiz Eduardo Santos (BRA), 6/1 6/2
Fabrício Neis (BRA) v. Gabriel Tumasonis (BRA), 6/1 6/3
Caio Silva (BRA) v. Filipe Brandão (BRA), 7/5 6/3
Eduardo Dischinger (BRA) v. Renato Lima (BRA), 6/2 6/3
Programação de segunda-feira (19/9):
Quadra Central – 11h
Thiago Wild (BRA) vs. João Pedro Sorgi (BRA)
[8]Maximo Gonzalez (ARG) vs. Oscar José Gutierrez (BRA)
Não antes de 14h30
Fabiano de Paula (BRA) vs. Eduardo Dischinger (BRA)
Não antes de 17h
Gonzalo Escobar (EQU) vs. Juan Ignacio Londero (ARG) vs. Rogério Dutra Silva (BRA)/Fabrício Neis (BRA)
Não antes das 19h
Carlos Eduardo Severino (BRA) vs. [6]Guido Andreozzi (ARG)
Quadra 1 – 11h
[4]Renzo Olivo (ARG) vs. Caio Silva (ARG)
Christian Lindell (SUE) vs. Juan Ignacio Londero (ARG)
Não antes de 14h30
Facundo Arguello (ARG) vs. Facundo Mena (ARG)
Osni Junior/Rafael Matos (BRA) vs. Marcel Felder (URU)/Nicolas Kicker (ARG)
Quadra 2 – 14h30
Bastian Malla (CHI)/Caio Silva (BRA) vs. João Pedro Alcântara (BRA)/Luiz Eduardo Santos (BRA)
Lia Benthien e Sheila Vieira