Carioca e paulista de Sertãozinho são os primeiros vencedores brasileiros no ATP Challenger, disputado no Tênis Clube de Santos
O carioca Fabiano de Paula e o paulista João Pedro Sorgi são os primeiros vencedores brasileiros na chave de simples do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado por Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A rodada de segunda-feira do ATP Challenger, que tem premiação total de US$ 50 mil, prossegue no Tênis Clube de Santos, com o jogo do carioca Carlos Eduardo Severino contra o argentino Guido Andreozzi, não antes de 19h.
De Paula, que ficou quase um ano sem disputar jogos de simples, por uma lesão no ombro, venceu o qualifier Eduardo Dischinger, por 6/0 e 6/2. “Joguei bem, procurei fazer o que tenho treinado, que é um pouco diferente do que eu jogava antes da lesão. Antes eu era muito defensivo, esperava a bola ganhar altura e cair. Agora estamos procurando jogar como a maioria dos tenistas está, sem dar muito tempo para o adversário, sem deixá-lo respirar. Consegui fazer isso bem, fui intenso, peguei o controle do jogo, com intensidade, jogando pesado com a direita”, avaliou o carioca da Rocinha.
Na próxima fase, De Paula terá pela frente o argentino Renzo Olivo, que derrotou o qualifier Caio Silva por 6/1, 5/7 e 6/2. “A gente que está no circuito sabe toda a qualidade que ele tem. Vai ser um jogo bem difícil, mas vou procurar dar o meu melhor e aproveitar. Estar feliz é o mais importante”, completou o carioca.
Sorgi estreia bem e pode encarar Rogerinho
O paulista João Pedro Sorgi também avançou para a segunda rodada, após superar o convidado Thiago Wild por 6/2 e 7/5. “Acho que comecei jogando firme, dominando os pontos, sacando melhor, por isso levei a vantagem no primeiro set. No segundo, ele subiu um pouquinho o nível dele e acho que inverteu um pouco a situação do jogo, joguei mais curto. Ele é mais novo, veio sem pressão, então começou a se soltar bastante, ir para os winners e estava dando certo. Mas fiquei firme no jogo, principalmente de cabeça, acreditando que poderia sair com a vitória ainda no segundo set”, comentou o tenista de Sertãozinho.
Na segunda rodada, Sorgi pode encarar o cabeça de chave 3, Rogério Dutra Silva, que estreia contra o chileno Bastian Malla. “Já joguei com o Rogério uma vez, ele é muito experiente, já passou por qualquer tipo de situação, é um excelente jogador. Mas venho crescendo, este ano tem sido melhor para mim, subindo pouco a pouco, então vou continuar focado no meu trabalho e, se ele vencer na estreia, vou me concentrar para fazer uma boa partida”, acrescentou Sorgi, que perdeu o único encontro com Rogerinho, em 2015.
Um duelo de segunda rodada já definido é entre o argentino Máximo González, que eliminou o qualifier Oscar Gutierrez por 6/1 e 6/3, e seu compatriota Juan Ignacio Londero, responsável pela eliminação do sueco, nascido no Rio de Janeiro, Christian Lindell, por 6/1, 4/6 e 6/2.
Alunos da APAE Santos participam de clínica com Rafael Matos e Osni Jr
Na manhã desta segunda-feira, nove alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santos participaram de uma clínica com os tenistas Rafael Matos e Osni Júnior, no Tênis Clube de Santos. A aula foi promovida pelo Campeonato Internacional de Tênis de Santos junto a Lucilio Godoy, o Capi, professor de tênis da APAE Santos, e também com a academia santista Winner Tennis.
“Às vezes a gente reclama da vida, reclama de umas coisas sem motivo, e ver isso em uma manhã é incrivelmente bom. Até para nós, é uma lição de vida, de moral. Muito legal mesmo. Agradeço vocês por me chamarem para participar de algo tão legal”, comentou Osni Jr, que joga contra o cearense Thiago Monteiro na estreia em Santos.
Resultados parciais de segunda-feira 19/9:
[4]Renzo Olivo (ARG) v. [Q]Caio Silva (BRA), 6/1 5/7 6/2
[8]Maximo Gonzalez (ARG) v. [Q]Oscar Gutierrez (BRA), 6/1 6/3
João Pedro Sorgi (BRA) v. [WC]Thiago Wild (BRA), 6/2 7/5
Juan Ignacio Londero (ARG) v. Christian Lindell (SUE), 6/1 4/6 6/2
Fabiano de Paula (BRA) v. Eduardo Dischinger (BRA), 6/0 6/2
Lia Benthien e Sheila Vieira