
Torneio terá 2 tenistas top 10 pelo quarto ano seguido e seis jogadores entre os top 30. Campeões de 2015 e 2016, David Ferrer e Pablo Cuevas voltam ao maior torneio da América do Sul
A ATP divulgou nesta quarta-feira a lista completa com os tenistas que disputarão a chave principal do Rio Open apresentado pela Claro, entre os dias 20 e 26 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, com promoção da IMM. A lista é encabeçada por Kei Nishikori (5º.) e Dominic Thiem (8º.) e seguida pelos dois últimos campeões do torneio, David Ferrer (21º.) e Pablo Cuevas (22º.). Os finalistas das 3 edições do Rio Open também confirmaram presença: Alexander Dolgopolov, Fabio Fognini e Guido Pella. Os brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro também são alguns dos destaques do maior torneio da América do Sul. Os ingressos estão à venda em no site Tudus.
Novidade no Rio Open, Kei Nishikori chegará ao Jockey Club Brasileiro como favorito ao título. O medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos do Rio terá Dominic Thiem, semifinalista no ano passado, como seu principal adversário. Experientes em terras brasileiras, Ferrer e Cuevas vem animados para lutar pelo bicampeonato e terão a concorrência dos espanhóis Albert Ramos Vinolas (26º), quadrifinalista em Roland Garros no último ano e Pablo Carreno Busta (30º.), que vem em ascensão temporada após temporada, completando a lista dos 6 top 30.
Experientes no circuito e favoritos da torcida carioca, Fabio Fognini, que perdeu a final de 2015 para David Ferrer e Alexander Dolgopolov, superado por Nadal em 2015, chegarão aqui de olho no primeiro título do Rio Open, assim como Guido Pella, vice do ano passado.
Campeões da Copa Davis, ao lado de Juan Martin del Potro, Federico Delbonis e Diego Schwartzman prometem dar trabalho no Rio. Os argentinos inclusive vem com mais três tenistas: Facundo Bagnis, Horacio Zeballos e Renzo Olivo.
Os brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro, que teve um 2016 inesquecível no Rio Open, derrotando Jo-Wilfried Tsonga na estreia e perdendo para o eventual campeão, Pablo Cuevas, já afirmaram que vão em busca de um primeiro título brasileiro no ATP 500 carioca.
A lista se completa com o italiano Paolo Lorenzi, os portugueses João Sousa e Gastão Elias, o francês Stephane Robert, o austríaco Gerald Melzer e o sérvio Dusan Lajovic. Destaque também para o ex-top 10, Tommy Robredo, que depois de cirurgia no pé busca um retorno aos melhores postos do ranking mundial.
Com apenas 23 dos 32 jogadores confirmados, a chave ficará completa após a definição dos 4 tenistas do Rio Open qualifying, 4 convidados da organização do evento, sendo um desses reservado pra tenistas da lista A+ da ATP e uma vaga de special exempt.
“Mais um ano vamos contar com uma lista de jogadores com estilos interessantes. Os nossos dois top 10, Nishikori e Thiem, são os favoritos ao título mas à exemplo do ano passado, o ranking não garante títulos e eles terão que superar bons jogadores no saibro como o Ferrer e o Cuevas, campeões no Rio, Fognini, Ramos Vinolas, Carreño Busta, Robredo e Dolgopolov. É muito positivo também ver o Thiago Monteiro se juntando ao Thomaz em chaves de ATP 500. Os dois já tiveram bons resultados no Rio e com o empurrão da torcida podem ir longe também,” disse Luiz Procopio Carvalho, Diretor do Torneio.
Confira a lista da ATP:
Kei Nishikori (JPN) – 5º.
Dominic Thiem (AUT)- 8º
David Ferrer (ESP) – 21º
Pablo Cuevas (URU) – 22º
Albert Ramos Vinolas (ESP) – 26º
Pablo Carreño Busta (ESP) – 30º
Paolo Lorenzi (ITA) – 41º
Federico Delbonis (ARG) – 42º
João Sousa (POR) – 44º
Fabio Fognini (ITA) – 47º
Diego Schwartzmann (ARG) – 52º
Stephane Robert (FRA) – 53º
Facundo Bagnis (ARG) 55º
Tommy Robredo (ESP) – 57º
Thomaz Bellucci (BRA) – 62º
Alexander Dolgopolov (UKR) – 63º
Horacio Zeballos (ARG) 69º
Renzo Olivo (ARG) – 78º
Guido Pella (ARG) – 79º
Gastão Elias (POR) – 81º
Thiago Monteiro (BRA) – 83º
Gerald Melzer (AUT) – 84º
Dusan Lajovic (SRB) – 92º
Camila Coimbra/Diana Gabanyi/Fernanda Villas Bôas