Paulista é primeiro brasileiro na segunda rodada e joga contra o principal favorito. Fognini também avança e Rogerinho é superado
O primeiro brasileiro na segunda rodada do Torneio Aberto do Brasil – ATP 250 – Brasil Open 2017 é o paulista João “Feijão” Souza. O jogador de 28 anos derrotou o argentino Horacio Zeballos com parciais de 6/2 e 7/6(3) nesta quarta-feira, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.
Esta foi a primeira vitória de Feijão em chaves principais na temporada. “É um sentimento de alívio. O começo do ano não foi fácil, não vinha ganhando jogos. Tentei da melhor maneira possível dar a volta por cima. Joguei com uma atitude diferente. Os torneios do Brasil eu prezo muito. Joguei um tênis excelente no primeiro set, o segundo foi mais difícil, mas estava firme de cabeça, sólido”, comentou o paulista.
Seu próximo adversário será o principal candidato ao título, o espanhol Pablo Carreño Busta. Campeão de duplas e vice-campeão de simples no Rio de Janeiro, vencendo Feijão na primeira rodada, o tenista de 25 anos alcançou nesta semana a 23ª colocação do ranking, a melhor de sua carreira.
“O favoritismo é todo do Pablo, a gente jogou há poucos dias. Ele vem de final, confiante, mas venho de franco-atirador. Mas saí de quadra hoje com uma energia muito boa. Fazia tempo que não saía tão aliviado e feliz comigo mesmo como hoje”, analisou Feijão.
Rogerinho para diante de italiano, Fognini confirma favoritismo
Já o paulista Rogério Dutra Silva parou na primeira rodada diante do italiano Alessandro Giannessi por 6/3 e 6/4. “É uma pena, porque eu me sentia jogando bem, depois acabei me atrapalhando muito. Cheguei a ter 3/0 no segundo set, mas minha cabeça já estava embaralhada e não consegui dar a volta no jogo”, acrescentou o paulista, que converteu duas de 17 chances de quebra.
Rogerinho segue no Brasil Open para a disputa de duplas, ao lado do mineiro André Sá. Os dois já estão garantidos nas quartas de final. “Agora é focar na dupla. Eu sinto que estou jogando bem, só falta encaixar na hora certa, mas estou trabalhando e vai vir”, concluiu.
Giannessi joga na segunda fase contra o quinto favorito ao troféu, Fabio Fognini. O italiano teve dificuldades no segundo set, mas venceu o compatriota Marco Cecchinato por 6/4 e 7/6(4). “Jogar com um rival que você conhece bem é difícil. Comecei bem, depois dei uma caída. No segundo, não joguei bem. Mas lutei como podia e ganhei um jogo que era importante para mim agora”, disse Fognini, cuja melhor campanha no torneio foi semifinal em 2008.
Fognini também revelou que conhece ainda mais o jogo de Giannessi. “Nós treinamos e fizemos a pré-temporada juntos, e ele está jogando muito bem. Todos os jogos aqui são duros”, afirmou o esposo de Flavia Pennetta, que espera o primeiro filho do casal.
Semifinalista no ATP 500 do Rio, o norueguês Casper Ruud eliminou o japonês Akira Santillan por duplo 6/4. “Tem sido difícil, porque fiquei triste por ter perdido aquela semifinal acirrada. Mas assim que pousei aqui, parei de pensar nisso. Estou encarando como se a semana passada não tivesse acontecido e este é meu primeiro evento”, disse o tenista de 18 anos.
Cabeças 2 e 4 e Demoliner iniciam campanha nesta quarta
Dois dos favoritos ao título do Brasil Open estreiam nesta quarta-feira: o espanhol Albert Ramos-Viñolas, cabeça de chave 2, fecha a rodada não antes de 20h30 contra o português Gastão Elias. O outro representante lusitano do torneio, o cabeça 4 João Sousa, encara o argentino Renzo Olivo por volta de 13h30, após a partida de duplas do gaúcho Marcelo Demoliner e do neozelandês Marcus Daniell contra o sérvio Dusan Lajovic e o paulista Eduardo Russi às 12h30.
A rodada também terá o argentino Federico Delbonis diante do norueguês Casper Ruud. Não antes de 18h30, Guido Pella joga contra quem triunfar no jogo do também argentino Carlos Berlocq contra o cearense Thiago Monteiro.
Confira a programação de quarta-feira (01/03):
Quadra Central – 12h30
[WC] Dusan Lajovic (SRB) / Eduardo Russi Assumpção (BRA) vs [4] Marcus Daniell (NZL) / Marcelo Demoliner (BRA)
Renzo Olivo (ARG) vs [4] João Sousa (POR)
Não antes de 17h
[7] Federico Delbonis (ARG) vs Casper Ruud (NOR)
Não antes de 18h30
[8] Carlos Berlocq (ARG) ou Thiago Monteiro (BRA) vs Guido Pella (ARG)
Não antes de 20h30
Gastão Elias (POR) vs [2] Albert Ramos-Vinolas (ESP)
Quadra 1 – 13h
[1] Pablo Carreño Busta (ESP) / Pablo Cuevas (URU) vs Johan Brunstrom (SWE) / Andreas Siljestrom (SWE)
Facundo Bagnis (ARG) / Guillermo Duran (ARG) vs [2] Julio Peralta (CHI) / Horacio Zeballos (ARG)
Daniela Giuntini