Gira europeia começa na próxima semana e inclui dois Grand Slam, Roland Garros e Wimbledon; boa performance ao lado do parceiro Lukasz Kubot pode garantir lugar entre as oito duplas mais bem classificadas na temporada
São Paulo (SP) – Marcelo Melo é o brasileiro mais bem colocado no ranking de duplas da ATP, ocupando a quinta posição. Nesta quinta-feira (4), o jogador viaja para a Europa para a disputa de alguns dos mais importantes torneios de tênis da temporada. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, seu parceiro desde o início deste ano, o mineiro de 33 anos estará em busca de vitórias e títulos. Serão cinco competições, entre os meses de maio e julho, entre as quais dois Grand Slam: Roland Garros e Wimbledon.
Nesse início de temporada, a nova dupla foi destaque com a conquista do título no Masters 1000 de Miami e o vice-campeonato em Indian Wells. Uma boa performance na gira europeia poderá garantir lugar para o ATP Finals em Londres, entre as oito melhores parcerias do ano. Na corrida por uma vaga, Melo e Kubot ocupam atualmente a segunda colocação no ranking da ATP.
A dupla inicia a série de torneios na Europa na próxima semana com o Mutua Madri Open, a partir do dia 8 e, na sequência, disputa o Internazionali BNL d’Italia, em Roma – ambos Masters 1000. Depois, estará em Roland Garros, competição que começa no dia 28, em Paris. Da França segue para a Inglaterra, onde volta suas atenções para Wimbledon, em Londres, no início de julho – participando ainda do Torneio do Queens, no final de junho.
Marcelo Melo foi campeão em Roland Garros, em 2015, com o croata Ivan Dodig, ano em que se tornou o único brasileiro a alcançar o posto de número um no ranking de duplas.
Antes de anunciarem a disputa de toda a temporada 2017, Melo e Kubot já haviam formado dupla algumas vezes, em 2015 e 2016, quando venceram duas edições do ATP 500 de Viena.
“Estamos muito felizes com os resultados deste começo de ano. Não é todo dia que se ganha um Masters 1000. Tivemos uma chance em Indian Wells e acabamos ficando com o vice-campeonato. Aí veio Miami e pudemos comemorar. Agora fica a expectativa para essa série de torneios na Europa”, afirma Melo. “Também colocarmos no ar esse novo canal de comunicação que trará resultados, novidades, enfim, uma forma de ficar mais perto de quem acompanha nossa carreira”, conta o tenista que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)
Marcelo não escondeu a motivação com o início da gira europeia e com a chance de garantir bons resultados, especialmente em Wimbledon. “Meu torneio favorito é Wimbledon e estou confiante que, com a programação que estamos fazendo, possamos chegar lá muito bem preparados. Lógico que antes temos Roland Garros. Quem sabe consiga repetir o título. Mas, um grande resultado em Wimbledon, para mim, será muito especial”, observa Marcelo. “Também estou trabalhando para voltar a ser número um do mundo”, garante.
Na corrida por um lugar no ATP Finals, Marcelo diz que o importante é pensar na vaga passo a passo. “Torneio por torneio. Para chegar lá, nós precisamos atingir por volta de 3500 pontos no ranking. Por isso, acredito que temos grandes chances de encerrar a gira classificados”, explica.
Além das conquistas com Kubot (número 11 do ranking), Melo participou neste início de 2017 do Zonal Americano I da Copa Davis. Em dupla com Bruno Soares, garantiu o terceiro e decisivo ponto no confronto diante do Equador, classificando o Brasil para disputar, em setembro, uma vaga no Grupo Mundial em 2018, diante do Japão.
O Masters 1000 de Miami foi o sexto título de Marcelo Melo em torneios deste nível – o último havia sido em Cincinnati (EUA), no ano passado, quando fez parceria com Ivan Dodig. Também representou a 43ª final em torneios profissionais, somando 23 conquistas.
Doro Jr/Deborah Mamone