Olá tenistas,
O final do inverno esquentou com os dois últimos torneios de grande importância para o mundo do tênis. No US Open, tivemos uma final feminina incrível entre a japonesa Naomi Osaka e a mamãe bielorrussa Victoria Azarenka. Vitória de virada da japonesa que levantou o seu 3º título de Grand Slam aos 22 anos de idade. Além disso, Naomi Osaka também chamou atenção do mundo homenageando a cada jogo uma vítima negra morta em consequência do racismo e brutalidade policial.
Na final masculina não faltou ineditismo. Primeiro campeão de um Grand Slam da geração pós Federer, Nadal e Djokovic; primeira vez que um tenista da era aberta venceu o US Open depois de perder os dois primeiros sets; primeira vez numa final de simples masculina que um tenista nascido da década de 1990 ergueu um troféu de Grand Slam. Após três vice-campeonatos de Majors Dominic Thiem, austríaco de 27 anos, escreve de vez seu nome na história do tênis mundial.
Nessa semana, foi dado início ao torneio ATP Master 1000 de Roma, primeiro grande evento disputado em piso de saibro com a presença pelos melhores tenistas do mundo após pandemia do Covid19. Desta vez, Novak Djokovic, desclassificado do US Open por lançar uma bola de tênis na juíza de linha e Rafael Nadal encabeçam a chave do torneio que tem seu término previsto para dia 21 de setembro, véspera da primavera.

Aqui no Brasil, o inverno já começa a esquentar e a primavera dá indícios de sua chegada. Sabemos que não devemos deixar de fazer exercícios em nenhuma época do ano, mas, no inverso muitas raquetes ficam guardadas em suas raqueteiras. Sugiro que assim como as flores que começam a aparecer na primavera, você também apareça das quadras. Lembre-se que ainda devemos manter o distanciamento social e seguir as recomendações dos órgãos de saúde para utilização da máscara. Algumas federações de tênis espalhadas em nosso país recomendam:
- Toque as raquetes, mas, não as mãos;
- Os próximos a entrar na quadra devem esperar no carro;
- Mantenha uma distância mínima de 2 metros;
- Utilize a raquete e os pés para alcanças as bolas no chão;
- Utilize a máscara antes e após o jogo;
- Esterilize as mãos antes e após o jogo e evite tocar no rosto durante a partida;
- Limpe os equipamentos com álcool 70° após a prática do exercício.
E aí tenista, vamos voltar? Bom jogo!
Prof. Dr. João Marcelo de Queiroz Miranda
CREF 053013-G/SP