São Paulo/SP – Estamos completando um ano de pandemia. O mundo virou de cabeça para baixo por causa do coronavírus e continuamos nos adaptando, encontrando a melhor forma de seguirmos em frente. O projeto Tênis para Todos Paraisópolis, realizado em parceria com Escola Municipal Dom Veremundo Toth, localizada na segunda maior comunidade da cidade de São Paulo, também teve que se reinventar nesse momento de pandemia.
Para manter os atendimentos aos alunos de 6 a 14 anos nesse terceiro ano de atividades com os alunos da escola de Paraisópolis, o Instituto Cades (Instituto Cidadania através do Esporte), gestor do projeto, vem oferecendo aulas de forma híbrida.
Com a volta do Plano São Paulo para a Fase Vermelha e a paralisação das aulas presenciais essa semana, o Tênis para Todos Paraisópolis vai continuar levando as atividades aos alunos só que de forma virtual. Os professores do Cades gravam vídeos na própria escola, entregam ao professor de Educação Física da escola, que inclui o material na rotina educacional de cada turma.
“Estamos nos virando nos 30”, brincou Joaquim Calmon, o professor Joca, um dos diretores técnicos do Cades. “Até semana passada estávamos conseguindo manter o projeto de forma presencial, com 35% da capacidade, conforme portaria da Prefeitura de São Paulo. Mas agora voltamos temporariamente somente com as aulas virtuais. Entendemos o momento, mas também não podemos deixar os alunos sem atendimento. Gravamos vivências que eles consigam desenvolver em casa, de acordo com o espaço e as habilidades de cada um”, acrescentou o professor.
O Tênis para Todos Paraisópolis foi implantado em março de 2018 na comunidade e está em sua terceira edição, sendo realizado pelo Cades, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú, Rede, Sul América e Credit Suisse, com aulas de Pré-Tênis (iniciação esportiva para crianças) com foco na inclusão social. No primeiro ano do projeto, o Tênis para Todos Paraisópolis atendeu 540 crianças. Na segunda edição já foram 612 atendimentos.
Quadra revitalizada em Paraisópolis
Simultaneamente ao projeto Tênis para Todos Paraisópolis Ano III, o Instituto Cades vem ampliando sua área de atuação dentro da comunidade. Em parceria com o projeto social Tênis na Rua Paraisópolis, comandado pelo professor do Cades e líder comunitário Rogério da Hora, está revitalizando uma quadra poliesportiva que estava abandonada e transformando no Espaço Esportivo Paraisópolis. O local, próximo à escola, servirá para a prática esportiva e lazer, localizada na Rua Dr. José Augusto Souza e Silva, 262.
A quadra abandonada já ganhou alinhamento do piso, alambrado e pintura. E para completar o espaço e poder atender a comunidade com a construção de dois banheiros, um depósito e a aquisição de um bebedouro, foi criado um crowdfunding, financiamento coletivo, para arrecadar fundos e terminar a obra.
Clique no link para participar https://www.esolidar.com/pt/crowdfunding/detail/66-ajude-a-transformar-uma-quadra-abandonada-no-espaco-esportivo-paraisopolis
No Espaço Esportivo Paraisópolis serão ministradas aulas de tênis para crianças e jovens de 6 a 14 anos e futsal para meninas de 8 a 16 anos por professores voluntários e jovens do Programa Aprendiz Cades, saídos do Projeto Tênis em Paraisópolis e que atualmente recebem mentoria.
O espaço será aberto para a comunidade aos finais de semana e o objetivo é que mais de 600 crianças sejam impactadas pelo programa de aulas e mais de 2 mil pessoas beneficiadas pelo uso do espaço.