Madri/Espanha – Com muita confiança, não dando chances de reação aos adversários, o mineiro Marcelo Melo e o holandês Jean-Julien Rojer estrearam com vitória nesta segunda-feira (3) no Masters 1000 de Madri, na Espanha. No confronto entre brasileiros, diante do também mineiro Bruno Soares e do britânico Jamie Murray – cabeças de chave 8 -, Melo e Rojer venceram por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, em 1h10min, avançando para as oitavas de final. Agora, aguardam os ganhadores do jogo entre os alemães Tim Puetz e Alexander Zverev contra o canadense Felix Auger-Aliassime e o polonês Hubert Kurkacz.
“Hoje conseguimos jogar muito bem. Já vínhamos bem nos treinos e conseguimos imprimir isso no nosso jogo. Jogamos bem em momentos importantes. Salvamos um 0/40, um 15/40. Então isso dá muita confiança, especialmente neste momento que estamos passando, de poucas vitórias. Poder jogar assim uma primeira rodada foi realmente muito bom para nós. Espero poder continuar, logicamente da mesma maneira, para ir avançando no torneio”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Volvo, Head, Voss, Foxton, Asics, Bolsa Atleta e Confederação Brasileira de Tênis.
Sem sofrer nenhuma quebra de serviço, Melo e Rojer impuseram seu jogo nos dois sets. No primeiro, venceram os três primeiros games – quebrando no segundo – e salvaram quatro break-points, no nono e último game, para manter a vantagem e fechar em 6/3. No segundo, o break veio no quinto game, abrindo na sequência 4/2. Mais uma vez, Melo e Rojer evitaram a quebra, desta vez no décimo e último game, para marcar 6/4 e comemorar a primeira vitória em Madri.
O Masters 1000 de Madri dá sequência à temporada europeia no saibro, que segue até Roland Garros, Grand Slam com início no dia 30 deste mês. E marca a despedida da dupla Melo e Rojer. Os dois tenistas decidiram encerrar a parceria iniciada em março deste ano. No próximo torneio, na Itália, o Masters 1000 de Roma, a partir deste domingo (9), Melo formará dupla com o croata Marin Cilic. Enquanto isso, definirá a nova parceria para a temporada.
No ranking mundial individual de duplas divulgado nesta segunda-feira (3) pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Melo ocupa o 18º lugar, com 5.490 pontos.
Recordista em títulos e semanas no topo do ranking – Recordista brasileiro em número de títulos, com 35 conquistas, e também em semanas no topo do ranking da ATP – 56 -, assim como em participações no ATP Finals – completou oito seguidas em 2020 -, Marcelo somou mais um recorde ao chegar a 500 vitórias, na estreia no ATP 500 de Washington, em julho de 2019, passando a ser o 35º jogador de todos os tempos a atingir essa marca.